Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) já contam com um grupamento de 55 bombeiros especializados em atendimento a emergências ambientais, desde que foi instituído, em 2019, que atua com apoio de um veículo específico. A última turma recebeu a certificação na primeira quinzena deste mês após concluir capacitação com 40 horas de aulas teóricas e prática. Ao todo, as capacitações promovidas pelo CBVJ já alcançaram 73 pessoas, contabilizando também integrantes de brigadas de emergência de empresas e profissionais de outras corporações de bombeiros voluntários do Estado.
Em quatro cursos oferecidos até outubro deste ano, 73 pessoas entre bombeiros, brigadistas de empresas e servidores públicos municipais foram capacitados
Segundo o líder do grupamento, o engenheiro químico e de segurança no trabalho, e bombeiro voluntário no CBVJ desde 2015, Fernando Knop Boni, a capacitação ganhou novo impulso pós-pandemia e conta com contribuição, inclusive, do instrutor Marco Antônio Nunes da Rocha, profissional com experiência em planta química no RS e especialização nos Estados Unidos. Contribuiu para o aprimoramento, ainda, a cessão de um veículo, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), equipado com EPIs e materiais para fazer a absorção e contenção de produtos em caso de acidente com derramamento de produto químico.
De acordo com Boni, o maior propósito da guarnição é estar preparada para atender eventual derramamento de produto químico em decorrência de acidente nas rodovias SC-418 (Serra Dona Francisca) e BR-101, que podem afetar as fontes de abastecimento de água em toda a região. Além disso, aponta, a equipe pode ser acionada também para atuar em indústrias da região. “Estamos preparados para a primeira resposta, como resgatar e atender uma vítima afetada por produto químico e, em caso de vazamento, estabilizar o local afetado e impedir o avanço,” explica. “Em resumo: estabilizar e reduzir o dano.”
A capacitação dos bombeiros e brigadistas tem o apoio das empresas Companhia Águas de Joinville, Incasa S.A (que cede suas instalações para aulas práticas)., Schultz, Buschle & Lepper S.A. e a KB Engenharia. Também participam dos treinamentos servidores da Sama e da Defesa Civil do município.