O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) conta com novo grupo de bombeiros de aeródromo – especialistas que atuam em sessão contra incêndio em aeroportos ou aeródromos. Eles concluíram, no dia 31 de outubro, o curso de formação (CBA 2) promovido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e que destinou 14 vagas para a corporação.
De acordo com o coordenador da Sessão Aeroporto do CBVJ, Luciano Mendonça Seiler, esse grupo representa um ganho substancial em qualidade técnica para corporação. Isso porque, apesar de estar na atividade de bombeiro urbano, em caso de necessidade estão preparados para auxiliar a equipe que atua no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, onde os Bombeiros Voluntários atuam desde 2015 por meio de convênio com a Infraero. “O CBVJ é um parceiro da Infraero no Aeroporto de Joinville, onde já atuam 31 bombeiros,” lembra.
O curso de formação de bombeiro de aeródromo iniciou em março e logo foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Em outubro, quando as medidas sanitárias de enfrentamento à doença foram flexibilizadas, retomaram as aulas práticas e teóricas ministradas no Aeroporto, no CBVJ e na Work Fire Brigadas de Incêndio, em Guarulhos (SP). A grade do curso incluiu as disciplinas de atendimento pré-hospitalar (APH), prevenção e combate a incêndios, salvamento em altura, atendimento a emergências com produtos perigosos e outras correlatas da segurança na aviação civil