O Centro de Atividades Técnicas (CAT), setor responsável pelas vistorias e análises de projetos de prevenção a incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), já está integrado ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) implantado em dezembro pela Prefeitura de Joinville. Desde o início da segunda quinzena do mês a corporação disponibiliza aos cidadãos maior facilidade e agilidade aos processos, com a presença de uma profissional especializada no complexo de atendimento à população para orientar sobre procedimentos e documentações, em especial os de abertura de empresas, pertinentes aos bombeiros.
O Centro de Atendimento ao Cidadão está localizada na rua Dr. João Colin, 2.700, bairro América, e abriga as secretaria da Saúde (SS), de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), além da Vigilância Sanitária e Bombeiro Voluntários. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. O Centro de Atividades Técnicas (CAT), contudo, atende das 8h às 12h e das 13h às 18h.
De acordo com o coordenador do Centro de Atividades Técnicas do CBVJ, engenheiro Luciano Mendonça Seiler, a presença de um funcionário da corporação no complexo faz parte de um conjunto de ações que tem por objetivo facilitar ainda mais o acesso dos empreendedores e profissionais que necessitam cada dia mais agilidade, particularmente nos processos de aberturas de empresas quanto a observação das normas de prevenção e combate a incêndio e pânico, atendendo também à estratégia do Executivo municipal.
Desde o início do segundo semestre do ano passado, por exemplo, os trâmites dos pedidos de vistorias para habite-se, funcionamento e eventos podem ser feitos on-line por meio do site https://www.cbvj.org.br/cat-bombeiros-voluntarios-joinville/; já neste início de 2020 está disponível, também, o procedimento digital para análise de projeto de prevenção a incêndio e pânico e, em breve a emissão dos atestados também será feito em formato digital por intermédio do site.
Atualmente, o prazo máximo para atendimento das demandas é de no máximo oito dias. De acordo com Seiler, outras ações estão sendo avaliadas para reduzir mais ainda estes prazos. “Sabemos do momento em que o país atravessa, em especial pelos sinais de retomada da economia, e somos sensíveis às necessidades dos empreendedores, para quem temos dedicado esforços no sentido de proporcionar simplificações e celeridades, não desprezando porém os aspectos de segurança”, observa. “A responsabilidade por observar a legislação é do cidadão, mas cabe a nós, bombeiros voluntários, oferecer sempre orientação e facilitar a vida de quem quer empreender.”