O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville promoveu uma nova capacitação para as guarnições. Neste fim de semana, no tradicional sábado de atividades, foi feito treinamento de time de intervenção rápida. São técnicas que seguem a NFPA 1710 (National Fire Protection Association), que estabelece padrões de atuação em extinção de incêndio até salvamento de bombeiros em ocorrência.
De acordo com o instrutor Piracy Armando, as normas da NFPA já são consolidadas e praticadas pelos bombeiros do mundo todo. As técnicas de intervenção rápida ensinam, de modo geral, as diferentes formas de prestar socorro a bombeiros acidentados em ocorrências.
No sábado de treinamento os bombeiros de Joinville primeiro aprenderam a teoria e, na sequência, tiveram vários simulados. Segundo Armando, a corporação de Joinville é a pioneira, no Estado, a introduzir essas normas.
Quem é
O instrutor Piracy Armando é bombeiro voluntário há 23 anos em Joinville, embora seja residente em Curitiba. É instrutor na Escola de Treinamento de Bombeiro na Texas A&M University – a sétima maior universidade nos Estados Unidos -, localizada na cidade de College Station. Desde 2008, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a única corporação com representante nessa escola.