Os Bombeiros Voluntários de Joinville participaram do desfile cívico militar, neste 7 de Setembro, alusivo ao bicentenário da independência do Brasil com cerca de 300 participantes entre bombeiros, banda,Guarda de Honra, integrantes do Programa Bombeiro Mirim, Equipe Tradição e alunos do curso de formação. A corporação levou 35 veículos da sua frota para a avenida Beira-rio (José Vieira).
A Banda dos Bombeiros, regida por Geraldo Garcia da Rosa, liderou o desfile dos bombeiros, seguida pela Guarda de Honra; bombeiros voluntários com seus filhos; os bombeiros mirins e aspirantes conduzidos pelo coordenador, o bombeiro voluntário Odair Joni Farias; e os demais bombeiros. Os bombeiros Flavionei de Braga e Gessinei Assuero levaram os cães de busca Beethoven e Duff-01.
O desfile da frota teve a sua frente o veículo 01-01, adquirido em 1926 e hoje no acervo no Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, levando os bombeiros da Equipe Tradição Romeu Dresse, Flávio Nunes, Osvaldo Baunruker, Edgard Seiler e Ayes Christian Olsen.
O comandante Carlos Kelm destacou a importância do momento, quando a corporação pode mostrar, em conjunto, a nova frota de veículos adquirida em 2021, um investimento de R$ 2,1 milhões. A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi representada pelos vice-presidentes Marcos Krelling e Ivan Frederico Hudler.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, cerca de 12 mil pessoas assistiram ao desfile, a maior parte concentrada nas proximidades do Centreventos Cau Hansen. A revista às tropas, que tradicionalmente marca a abertura do desfile, este ano teve um diferencial, com a participação de uma mulher. A vice-prefeita Rejane Gambin acompanhou o prefeito Adriano Silva, o comandante do 62º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo e o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel Márcio Leandro Reisdorfer.
Fotos: Mauro Artur Schlieck