Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) participam da ação emergencial de inverno, deflagrada pela Prefeitura nesta terça (27 de julho) para acolhimento de pessoas em situação de rua. Na primeira noite da etapa emergencial da ação de inverno, 27 pessoas em situação de rua foram acolhidas no Ginásio Abel Schulz. Desse total, 17 chegaram espontaneamente ao local, quatro foram conduzidas pela comunidade e outras seis foram encaminhadas pelos serviços de apoio dos Bombeiros Voluntários e Samu.
Os bombeiros voluntários participam com uma equipe de socorristas que faz a abordagem de pessoas em situação de rua com apoio de motorista e ambulância da prefeitura. Eles percorreram locais fazendo abordagem, condução ou entrega de agasalhos.
O abrigo no Ginásio Abel Schulz será mantido até domingo (1 de agosto), das 18h às 8h, com capacidade de atendimento para até 100 pessoas. De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, a primeira noite de atendimento no Ginásio Abel Schulz correu de forma tranquila e atendeu às expectativas da equipe. Para os próximos dias, a perspectiva é que o número de acolhidos aumente.
Outro ponto destacado pela secretária foi o espírito de solidariedade entre as pessoas que colaboraram: “Ficamos surpresos com a quantidade de envolvidos na ação, foram cerca de 40 pessoas, entre servidores municipais e voluntários”.