O comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) definiu, nesta terça (17.março), o plano de trabalho a ser adotados nos próximos dias para controle da propagação do coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença infecciosa viral respiratória COVID-19. Os procedimentos do CBVJ seguem as orientações do Decreto 509, publicado em edição exta no Diário Oficial do Estado em 17 de março de 2020 (https://bit.ly/2wiC59h ), a portaria 35/2020 da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville, e o Decreto 37.576, todos da mesma data, que estabelecem medidas preventivas para o controle da transmissão e redução dos riscos decorrentes da difusão da doença no âmbito do município.
A principal medida prevê a suspensão de todas as atividades externas da corporação com concentração de público, tais como:
– Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional;
– Curso de Formação de Motorista Voluntário;
– Curso de Formação de Socorrista:
– Instruções do Programa Bombeiro Mirim;
– Atividades e apresentações do Polo de Produção Musical – Banda dos Bombeiros; e
– Museu Nacional do Bombeiro Voluntário. A rotina só será retomada quando as agências governamentais em vigilância epidemiológica considerarem extinto o risco iminente à população.
De acordo com o comando, o objetivo é evitar a circulação e exposição dos alunos, instrutores e demais integrantes em vias públicas e nas dependências da corporação. A medida deve afetar diretamente cerca de três mil pessoas entre integrantes dos programas do CBVJ, alunos e famílias do Mirim e Banda, alunos dos cursos de formação e público do Museu.
Estão excluídos do plano de gestão de crise os bombeiros que prestam os atendimentos em urgência e emergência — incêndio, pré-hospitalar, resgates veiculares e em altura, extraordinários, entre outros —, os profissionais da Central de Emergência 193 e do Centro de Atividades Técnicas (CAT).