Os grupos que integram a Central Solidária em Joinville se reuniram, na tarde desta quarta (7) para definir e organizar uma ação de solidariedade aos moradores dos municípios atingidos pelas cheias em Santa Catarina.
No encontro, ficou definido que o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Jaekel A. Souza será o responsável pelo contato com a Defesa Civil do Estado, por meio do Grupo de Ações Coordenadas (Grac).
Segundo Jaekel, a intenção é colocar à disposição a força solidária de preparar a central de Joinville para auxiliar a população afetada pelas chuvas. “Estamos preparados. A nossa ação depende, agora, apenas de uma confirmação da Defesa Civil do Estado”, disse Jaekel.
Conforme o último relatório da diretoria de Respostas aos Desastres Naturais da Defesa Civil do Estado, emitido o início da tarde desta quarta, há 2.367 pessoas em abrigos públicos (desabrigados) que saíram de casa preventivamente em todos os municípios afetados pelas chuvas. Outras 21.395 estão na casa de parentes ou amigos (desalojadas). No total, são 28.818 pessoas afetadas de alguma forma pelo evento desde o dia 26 de maio.
Solidários
Participaram do grupo de discussão o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Braulio Barbosa; o gerente de Proteção Civil, Márnio Pereira; o secretário de Assistência Social (SAS), Vagner Ferreira de Oliveira; integrantes da FEE Brasil – Força Empresarial para Emergências; representantes do Clube de Rádio Amadores de Joinville, Guarda Municipal, Clube dos Jipeiros e assistentes sociais.