O Centro de Treinamento (CT) dos Bombeiros Voluntários de Joinville é o parceiro da Fundação Pró-Rim no Programa de Acreditação Internacional (QMentum) da Canadá Accreditation International (ACI), empresa líder do mercado de certificação e implantação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde com foco na segurança do paciente.
O CT é o responsável pela formação das brigadas e reciclagem dos grupos já existentes, bem como a realização de palestras e treinamento, por meio de simulados, para os funcionários nas nove unidades de atendimento da Pró-rim no Estado. Cerca de 400 profissionais da entidade serão envolvidos durante três meses de treinamentos.
Segundo o coordenador Patrick Oliveira, o Centro de Treinamento foi parceiro da Fundação Pró-Rim desde o princípio do projeto pioneiro. “Sabíamos da importância e responsabilidade que teríamos. Foram várias reuniões para configurar os treinamentos de maneira a atender as necessidades específicas dos brigadistas da empresa. Essa é nossa filosofia de trabalho: trabalho em conjunto para obtenção dos melhores resultados.”
Ele ressalta, ainda, que o Centro de Treinamento é apoiador incondicional e incentivador de iniciativas como esta, pois difundem o pensamento prevencionista.
No curso de formação de brigada da Pró-Rim, com 20 horas/aula entre teoria e prática, é feita a capacitação para prestar primeiros-socorros, evacuação de pacientes em situação de emergência e até mesmo combate a princípio de incêndios.
Ainda de acordo com Patrick, todos os participantes passarão por provas de suficiência de aprendizado. Nos casos que a nota mínima não for alcançada, será realizado um trabalho específico de aprendizado, tudo isso para garantir o melhor resultado e satisfação para nosso contratante.
Referência
Rosenilde Schulz, coordenadora de segurança e saúde ocupacional da Fundação, o CT do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi escolhido para fazer o treinamento porque é uma referência em qualidade, com know-how inquestionável. “Além disso, queremos fortalecer o vínculo com a entidade, aumentar a integração, afinal, será eles que vão nos atender em um caso de emergência”, disse.
Marilene Rodrigues, técnica em enfermagem da Pró-Rim em Balneário Camboriú – unidade que atende 124 pacientes -, um treinamento elaborado com teoria e prática, como o oferecido pelo CT dos CBVJ, resulta em melhor aproveitamento. “Sinto-me mais segura, agora. Continuo no que já faço, que é salvar vidas”.
Já a enfermeira da Unidade Vida Center, Magda Patrícia Pereira, ressalta a importância do aprimoramento do conhecimento. Um dos seus desafios diários, por exemplo, é evitar o risco de queda de pacientes debilitados. Prover a maior segurança possível dos pacientes é algo que sempre buscamos e uma das exigências da acreditação pela QMentum. “A formação que estamos tendo pelo CT nos dá mais segurança de fazer esse trabalho”.
Sobre o CT
O Centro de Treinamentos (CT) dos Bombeiros Voluntários de Joinville possui estrutura completa e diferenciada e é referência na região Norte de Santa Catarina na capacitação de profissionais para atuar na área de emergência.
A grade do CT compreende a formação e reciclagem de brigadistas, simulados de emergência, palestras nas áreas de primeiros socorros e combate a princípios de incêndios – voltados para o setor corporativo. Além disso, oferece cursos de formação de socorristas e bombeiro profissional civil, abertos para a população em geral.
Sobre a Fundação Pró-Rim
Maior entidade filantrópica do Brasil na área de nefrologia, segundo a Revista Exame, a Pró-Rim é a única unidade de saúde da área de hemodiálise, fora do Canadá, a buscar a acreditação em procedimentos com foco na segurança do paciente pela QMentum.
Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo (3) de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
Em maio deste ano, atingiu a marca de 1.500 transplantes renais. É uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação, com unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins.
Para a coordenadora de qualidade da Pró-Rim, Eviline Neermann, o objetivo da Pró-Rim é ser uma instituição reconhecia pelo padrão de qualidade. A acreditação pela QMentum, eleva exponencialmente este padrão. A certificação pela ONA, por exemplo, estabelece seis protocolos, enquanto que a da entidade canadense lista 23.