Com o apoio da Chevrolet do Brasil, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conseguiu reabilitar para rodar o primeiro carro de bombeiro da corporação, um GM fabricado em 1923 e adquirido em 1926. Nesta segunda (23.novembro) o diretor das fábricas de motores – complexo de Joinville e São José dos Campos -, Marcelo França Nascimento, e o gerente da planta em Joinville, Francisco de Oliveira, entregaram os pneus (Firestone Aro 20) importados dos Estados Unidos especialmente para o veículo.
O GM 01-01 integrou a frota dos Bombeiros Voluntários de Joinville até o início da década de 1960 e atualmente pertence ao acervo do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários. A carroceria em madeira, montada sobre um chassi de aço, ainda traz uma escada. Para comprá-lo, em assembleia geral realizada no dia 3 de fevereiro de 1926, a Sociedade aumentou a contribuição anual dos sócios de 6$000 para 8$000 reis.
O veículo, com 94 anos de fabricação, está em perfeitas condições, exceto pelos pneus, ressecados pelo tempo. “Com a doação da GM, agora vamos usá-lo nos desfiles e em outros eventos festivos. Somos gratos à fábrica por nos ajudar a recuperar um dos símbolos mais queridos dos Bombeiros Voluntários, o primeiro veículo da frota,” disse o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi.
O diretor da GM ressaltou a satisfação em contribuir para manter a história viva da corporação. “O nosso desejo é colaborar para que os Bombeiros Voluntários possam manter o trabalho maravilhoso, de proteger vidas e patrimônio”, disse Nascimento. “Estamos agradecimentos pela oportunidade de participar desse projeto com vocês.” O gerente da planta em Joinville também expressou gratidão pela parceria com o CBVJ.
Os representantes da Chevrolet do Brasil foram recepcionados também pelo vice-presidente da Associação e bombeiro voluntário, Alexandre Schlischting; pelo comandante Carlos Kelm; subcomandante operacional, Luciano Favarin e o diretor executivo da Associação, Matheus Cadorin.