
José Carlos de Borba Junior fez exposição do prédio do CBVJ em Lego na festa dos 127 anos
José Carlos de Borba Junior fez exposição do prédio do CBVJ em Lego na festa dos 127 anos
Quando duas paixões se une o resultado é uma maquete de 1,75 X 1 metro que reproduz, com mais de 12 mil peças de Lego da linha City, o prédio dos Bombeiros Voluntários de Joinville. A obra, uma das atrações da 10ª Exposição de Criações com Blocos de Lego Feitos por Fãs, realizada de 5 a 7 deste mês em Balneário Camboriú, ficou em exposição durante a festa em comemoração aos 127 anos do CBVJ, realizada sexta (12.julho).
A criação do administrador de empresas e ex-bombeiro voluntário José Carlos de Borba Junior revela todo o amor pela corporação e o sonho, acalentado desde menino, de colecionar peças. E ele se esmerou nos detalhes. Lá estão os bonecos que representam as diferentes habilidades do ofício bombeiril: frota com caminhões de combate a incêndio, auto escadas, plataforma elevatória, auto tanques, ambulâncias, embarcações e aeronaves. As miniaturas trazem até mesmo o brasão da corporação de bombeiros voluntários mais antiga do país.
“Montar Lego é uma terapia. A imaginação não tem limites”, diz Junior, maior colecionador temático — foco em bombeiros — do país. Para montar a maquete, ou MOC — como os fãs adultos chamam as criações próprias —. ele precisou de 200 horas de trabalho, 60 horas somente para montar as seis mil peças que dão forma ao prédio. A ele acrescentou 47 veículos e 75 bonecos.
Em primeiro plano, à esquerda, o caminhão auto tanque, criação exclusiva de Junior para completar a coleção de elementos bombeiris e a frota do CBVJ (Fotos Cleber Gomes/CBVJ)
O que não encontrou em sets (linha pronta), criou. Exemplos de MOC, além do prédio do CBVJ, são dois caminhões tanque. Para construí-los garimpou peças em sites especializados, leilões e conjuntos enviados pela irmã que mora na Europa. Junior se dedica ao hobby, em média, uma hora por dia; nos fins de semana, faz imersão, conta. Só com o tema “bombeiro” já soma 60 sets, tudo organizados em espaço específico, entre a área de convivência da casa e os dormitórios, destinado a acomodar os Legos. Mas ele garante que não vai parar e planeja, na ampliação da residência, um ambiente ainda maior somente para construir e expor os cenários e brinquedos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.