Quando duas paixões se une o resultado é uma maquete de 1,75 X 1 metro que reproduz, com mais de 12 mil peças de Lego da linha City, o prédio dos Bombeiros Voluntários de Joinville. A obra, uma das atrações da 10ª Exposição de Criações com Blocos de Lego Feitos por Fãs, realizada de 5 a 7 deste mês em Balneário Camboriú, ficou em exposição durante a festa em comemoração aos 127 anos do CBVJ, realizada sexta (12.julho).
A criação do administrador de empresas e ex-bombeiro voluntário José Carlos de Borba Junior revela todo o amor pela corporação e o sonho, acalentado desde menino, de colecionar peças. E ele se esmerou nos detalhes. Lá estão os bonecos que representam as diferentes habilidades do ofício bombeiril: frota com caminhões de combate a incêndio, auto escadas, plataforma elevatória, auto tanques, ambulâncias, embarcações e aeronaves. As miniaturas trazem até mesmo o brasão da corporação de bombeiros voluntários mais antiga do país.
“Montar Lego é uma terapia. A imaginação não tem limites”, diz Junior, maior colecionador temático — foco em bombeiros — do país. Para montar a maquete, ou MOC — como os fãs adultos chamam as criações próprias —. ele precisou de 200 horas de trabalho, 60 horas somente para montar as seis mil peças que dão forma ao prédio. A ele acrescentou 47 veículos e 75 bonecos.
O que não encontrou em sets (linha pronta), criou. Exemplos de MOC, além do prédio do CBVJ, são dois caminhões tanque. Para construí-los garimpou peças em sites especializados, leilões e conjuntos enviados pela irmã que mora na Europa. Junior se dedica ao hobby, em média, uma hora por dia; nos fins de semana, faz imersão, conta. Só com o tema “bombeiro” já soma 60 sets, tudo organizados em espaço específico, entre a área de convivência da casa e os dormitórios, destinado a acomodar os Legos. Mas ele garante que não vai parar e planeja, na ampliação da residência, um ambiente ainda maior somente para construir e expor os cenários e brinquedos.