O comando do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ) deu início, nesta segunda (11), ao projeto de reestruturação das chefias dos efetivos e voluntários para adequar ao plano de trabalho da nova gestão. O organograma prevê redução de cargos, substituições de coordenadores e acúmulo de funções.
De acordo com o comandante Carlos Kelm, que assumiu o posto máximo do operacional da corporação no dia 22 de fevereiro, o objetivo principal do equacionamento é atender a proposta de fortalecimento do modelo voluntário e, como consequência, redução no impacto da folha de pagamento no custo fixo da operação.
“Vamos apoiar o voluntariado, que é a essência da nossa corporação”, justifica. Kelm ressalta, também, que menos níveis hierárquicos vão trazer agilidade nos processos decisórios. Faz parte do plano de trabalho, ainda, a reativação do espaço de confraternização e lanches no piso superior do prédio histórico bem como o incentivo das reuniões e treinamentos dos voluntários às quartas-feiras.
As principais alterações
A partir do ato administrativo do comando, nesta segunda, o subcomandante voluntário, Clailton Santos passa a ser auxiliado por um coordenador dos voluntários e outro de atendimento pré-hospitalar — área de atendimento que, em 2018, representou 67,66% de todas as chamadas para o 193. As unidades operacionais, por sua vez, terão um subchefe voluntário e, as especialidades, o seu respectivo líder. Nas unidades do Centro (01) e Aventureiro (10), por conta da estrutura maior, serão mantidos dois subchefes voluntários.
As alterações do organograma no operacional das equipes efetivas (remuneradas) já estão em andamento e prevê apenas três níveis hierárquicos. O futuro subcomandante Luciano Favarin terá sob sua gestão quatro coordenadores de equipes (Alpha, Bravo, Charlie e Delta), do Centro de Ensino e Instrução e outros três do Programa Bombeiro Mirim (banda, pedagógico e operacional).
Os chefes de equipe, por sua vez, serão auxiliados por apenas dois subchefes — um para as escalas do dia e outro para as da noite, em regime diferenciado de trabalho. O coordenador operacional do Programa Bombeiro Mirim continuará sendo auxiliado por líderes de turmas (Mirim 1, 2, 3, 4, 5, e Aspirante 1, 2 e 3).
Outra novidade é a criação do cargo de subchefe instrutor operacional, subordinado ao coordenador do Centro de Ensino e Instrução. O remanejamento do atual subchefe da equipe Bravo, Rafael Iaguczeski, para a função tem o propósito de manter um calendário constante e adequado aos treinamentos dos bombeiros. “O novo método de trabalho vai ao encontro da proposta desta gestão de recolocar a corporação de Joinville no lugar de destaque que ela merece”, lembrou Kelm.
Como ficou │Organograma operacional 2019
→ Voluntários
Subcomandante Clailton Santos
Coordenador dos voluntários Sidney dos Santos Teixeira
Coordenador do pré-hospitalar Arnoldo Boege Jr.
Coordenador Equipe Tradição Márcio Baumruker
Coordenadores das unidades descentralizadas
01 Centro Alex Eduardo Mafra/Alexssandro Cava da Cruz
03 Itaum Jeferson Fernandes Alves
05 Tupy Rogério Hang
09 Vila Nova (a ser definido)
10 Aventureiro Renato Rodrigues Nascimento/Marcelo Gonçalves Mota
Líderes
Busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC) Sidney dos Santos Teixeira
Grupo de busca e salvamento aquático (GBSA) Luis Gustavo Prim
Resgate técnico vertical (RVT) Jackson Aurélio Anzini
Resgate Veicular (RV) Rafael da Silva Iaguczeski
→ Efetivos
Subcomandante (a ser efetivado após 13/3) Luciano Favarin
Equipe Alpha Edenilson Kleimann
Equipe Bravo Rodrigo Jurk
Equipe Charlie Geremias Garcia Neto
Equipe Delta Ricardo Vitorino
Subchefe Alfa e Charlie Fernando Urbanski
Subchefe Bravo e Delta Paulo César Prado
Coordenador do Centro de Ensino e Instrução Neri Beno Graunke
Subchefe instrutor operacional Rafael da Silva Iaguczeski
Programa Bombeiro Mirim
Coordenador do Polo de Música Geraldo Garcia
Coordenador pedagógico Brasilino Catarino
Coordenador operacional Odair Joni Farias
2 Comentários. Deixe novo
Ola boa tarde eu encontrei um cartao internacional do banco do brasil em nome de Ednilson Kleimann onde posso deixar
Olá, obrigado por guardar o documento. Podes deixar no CBVJ.