
Organograma de trabalho do CBVJ reduz níveis hierárquicos, fortalece o voluntariado e treinamentos
Organograma de trabalho do CBVJ reduz níveis hierárquicos, fortalece o voluntariado e treinamentos
O comando do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ) deu início, nesta segunda (11), ao projeto de reestruturação das chefias dos efetivos e voluntários para adequar ao plano de trabalho da nova gestão. O organograma prevê redução de cargos, substituições de coordenadores e acúmulo de funções.
De acordo com o comandante Carlos Kelm, que assumiu o posto máximo do operacional da corporação no dia 22 de fevereiro, o objetivo principal do equacionamento é atender a proposta de fortalecimento do modelo voluntário e, como consequência, redução no impacto da folha de pagamento no custo fixo da operação.
Sub Clailton Santos (à esq.), comandante Carlos Kelm e Luciano Favarin
“Vamos apoiar o voluntariado, que é a essência da nossa corporação”, justifica. Kelm ressalta, também, que menos níveis hierárquicos vão trazer agilidade nos processos decisórios. Faz parte do plano de trabalho, ainda, a reativação do espaço de confraternização e lanches no piso superior do prédio histórico bem como o incentivo das reuniões e treinamentos dos voluntários às quartas-feiras.
As principais alterações
A partir do ato administrativo do comando, nesta segunda, o subcomandante voluntário, Clailton Santos passa a ser auxiliado por um coordenador dos voluntários e outro de atendimento pré-hospitalar — área de atendimento que, em 2018, representou 67,66% de todas as chamadas para o 193. As unidades operacionais, por sua vez, terão um subchefe voluntário e, as especialidades, o seu respectivo líder. Nas unidades do Centro (01) e Aventureiro (10), por conta da estrutura maior, serão mantidos dois subchefes voluntários.
As alterações do organograma no operacional das equipes efetivas (remuneradas) já estão em andamento e prevê apenas três níveis hierárquicos. O futuro subcomandante Luciano Favarin terá sob sua gestão quatro coordenadores de equipes (Alpha, Bravo, Charlie e Delta), do Centro de Ensino e Instrução e outros três do Programa Bombeiro Mirim (banda, pedagógico e operacional).
Os chefes de equipe, por sua vez, serão auxiliados por apenas dois subchefes — um para as escalas do dia e outro para as da noite, em regime diferenciado de trabalho. O coordenador operacional do Programa Bombeiro Mirim continuará sendo auxiliado por líderes de turmas (Mirim 1, 2, 3, 4, 5, e Aspirante 1, 2 e 3).
Outra novidade é a criação do cargo de subchefe instrutor operacional, subordinado ao coordenador do Centro de Ensino e Instrução. O remanejamento do atual subchefe da equipe Bravo, Rafael Iaguczeski, para a função tem o propósito de manter um calendário constante e adequado aos treinamentos dos bombeiros. “O novo método de trabalho vai ao encontro da proposta desta gestão de recolocar a corporação de Joinville no lugar de destaque que ela merece”, lembrou Kelm.
Como ficou │Organograma operacional 2019
→ Voluntários
Subcomandante Clailton Santos
Coordenador dos voluntários Sidney dos Santos Teixeira
Coordenador do pré-hospitalar Arnoldo Boege Jr.
Coordenador Equipe Tradição Márcio Baumruker
Coordenadores das unidades descentralizadas
01 Centro Alex Eduardo Mafra/Alexssandro Cava da Cruz
03 Itaum Jeferson Fernandes Alves
05 Tupy Rogério Hang
09 Vila Nova (a ser definido)
10 Aventureiro Renato Rodrigues Nascimento/Marcelo Gonçalves Mota
Líderes
Busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC) Sidney dos Santos Teixeira
Grupo de busca e salvamento aquático (GBSA) Luis Gustavo Prim
Resgate técnico vertical (RVT) Jackson Aurélio Anzini
Resgate Veicular (RV) Rafael da Silva Iaguczeski
→ Efetivos
Subcomandante (a ser efetivado após 13/3) Luciano Favarin
Equipe Alpha Edenilson Kleimann
Equipe Bravo Rodrigo Jurk
Equipe Charlie Geremias Garcia Neto
Equipe Delta Ricardo Vitorino
Subchefe Alfa e Charlie Fernando Urbanski
Subchefe Bravo e Delta Paulo César Prado
Coordenador do Centro de Ensino e Instrução Neri Beno Graunke
Subchefe instrutor operacional Rafael da Silva Iaguczeski
Programa Bombeiro Mirim
Coordenador do Polo de Música Geraldo Garcia
Coordenador pedagógico Brasilino Catarino
Coordenador operacional Odair Joni Farias
Ola boa tarde eu encontrei um cartao internacional do banco do brasil em nome de Ednilson Kleimann onde posso deixar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.