A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville recebeu a visita institucional, nesta segunda (2.setembro), do deputado federal e secretário da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários — reinstalada no Congresso em agosto deste ano —, Fábio Schiochet. O secretário de Estado da Articulação Nacional, Derian Campos, e o deputado estadual Sargento Lima integraram a comitiva. Eles foram recebidos pelo presidente e vice, Moacir Thomazi e Ivan Hudler, respectivamente.
Na conversa com a diretoria, Schiochet falou da possibilidade de formar uma frente ampla em apoio aos bombeiros voluntários unindo os parlamentares da bancada no Congresso, da Assembleia Legislativa e governo do Estado. “É positiva a união entre os deputados e da Secretaria de Articulação; vamos caminhar juntos. Joinville precisa disso”, observou. O deputado colocou à disposição dos bombeiros, ainda, o trabalho do gabinete na obtenção de recursos por meio de emendas de bancada, por exemplo, ou, ainda, intermediar a aproximação ainda maior com o governo do Estado.
Como presidente da Associação de Joinville e da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Thomazi pediu ao grupo para ser porta-voz dos bombeiros voluntários nas duas esferas de governo: junto ao Congresso, para dar andamento à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários; e no âmbito estadual, para dar celeridade à execução do termo de cooperação e, na sequência, a revisão dos valores para os próximos anos. O termo de cooperação firmado em junho deste ano prevê o repasse de R$ 6 milhões, no biênio 2019/20, para a ABVESC e as 31 corporações filiadas.
Nas alturas
A visita institucional teve momento de descontração. O grupo conheceu as instalações do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ), equipamentos utilizados nas ocorrências e, por fim, a unidade plataforma elevatória adquirida em 2010 na Finlândia. Schiochet, Derian Campos e Sargento Lima vivem a experiência de uma operação e, na plataforma, foram elevados a uma altura de 54 metros.
Participaram da comitiva Rudinei Floriano, subtenente da PM e presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro) e Shirlei Ferreira, do Imetro. Dolores Tomaselli e Matheus Cadorin, vice-presidente da Associação e diretor executivo, também participaram da recepção ao grupo.