Uma grande festa entre mirins e aspirantes com os líderes, familiares reuniu mais de 500 pessoas na manhã deste sábado (30.novembro) na festa de encerramento do ano letivo 2019 do Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. O evento, realizado na Unidade Central do CBVJ, teve também a presença de 40 mirins e aspirantes, além de líderes e comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá. As atividades reiniciam no dia 22 de fevereiro de 2020.
Depois das apresentações musicais do Projeto de Música do CBVBJ formatura dos mirins e aspirantes, e entrega de certificados aos líderes e monitores de cada grupamento, os convidados participaram de um lanche. A confraternização encerrou por volta das 13 horas com o tradicional banho de mangueira.
O comandante Carlos Kelm fez agradecimento aos pais pela confiança depositada no CBVJ como um dos atores no processo educativo das crianças e adolescentes, além de parabenizar a todos pelos resultados. Kelm garantiu, assim como no início do ano letivo, que as instruções do Mirim terão foco no operacional. “Fiquem certos que tudo será compensador”.
O coordenador pedagógico do Programa, Brasilino Catarino, destacou a amplitude do Programa Bombeiro Mirim, que recebe crianças e adolescentes de todos os bairros da cidade, bem como a participação no Projeto Bombeiro na Escola, iniciativa da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), por meio da Unidade de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação e da Segurança Pública por meio do Programa Escola Cidadã.
Já o coordenador operacional do Programa Bombeiro Mirim, Odair Joni Farias, disse que 2019 foi um ano de muitas realizações, principalmente pela adoção conteúdo programático estruturado com foco na prática bombeiril. O destaque, segundo ele, foi o ingresso da turma Aspirante 3 (17 anos) no Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional no início do segundo semestre. “Com isso conseguimos mostrar que o ritmo de aprendizado dos mirins e aspirantes segue nos mesmos moldes e ritmo do operacional.”
Para toda vida
A festa de encerramento do ano letivo foi particularmente especial para o grupamento Aspirante 3, que se despede do Programa, já integrados ao Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional. Nos últimos seis anos as instruções aos sábados de manhã foram a rotina de Gabriel Magalhães, 17 anos. Para ele, o período em que esteve no Bombeiro Mirim representou uma grande mudança já que hoje faz parte do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do CBVJ como Menor Aprendiz. Ele também presenciou a mudança do operacional para o novo prédio, em 2017, após a comemoração dos 125 anos da corporação. “Para minha vida vou levar as lições de respeito, solidariedade e amor ao próximo. Eu quero ser bombeiro!”
Para Vitor Gabriel Adriano, 18 anos, que cinco anos no Programa, é muito fácil descrever a experiência. “Foi uma maravilha que aconteceu na minha vida!” Na análise do seu desempenho e “bagagem” que adquiriu, ele destaca os “Eu evolui, principalmente no aspecto de compromissos. Aprendi que sem responsabilidade a gente não consegue nada na vida. Me sinto mais maduro”, resume. Outro orgulho é o conhecimento em práticas de salvamento. “Hoje eu ensino para os outros o que é atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.”
Visita de Corupá
Pela primeira vez os bombeiros mirins e aspirantes dos Bombeiros Voluntários de Corupá visitou uma corporação para conhecer o programa similar, e a corporação de Joinville foi a escolhida como “piloto”. Na unidade do Vale do Itapocu o Programa atende 50 crianças e adolescentes, também de 10 a 17 anos, em instruções aos sábados. Segundo o comandante Lauro Ointo Reck, Joinville é um exemplo a ser seguido. “O programa de Joinville tem 35 anos e é sucesso. Então, desejo que o de Corupá, que tem 10 anos, siga o mesmo método”, disse.
Logo na chegada, os mirins, aspirantes e instrutores participaram da formação e marcharam ao som da Banda dos Bombeiros, também uma experiência inédita. Depois da cerimônia, conheceram a corporação, a frota de veículos e, por fim, confraternizaram com os demais no tradicional banho de mangueira. “Hoje me alegra. Foi uma das festas mais bonitas que já vi!”
Homenagem aos líderes │Horas dedicadas em 2019
Odair Joni de Farias 244h50
Vilson Freitas Jr. 299h20
Maicon Moraes 168h40
Guilherme de Souza 184h50
Dilson Gonçalves 156h
Nathália de Lima 131h50
Simone Müller 94h
Andreia Cracco 180h
Tatiana Grass Muniz 118h
Marcelo Muniz 148h30
Ivonei da Silveira 229h