O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) começa esta semana a distribuição de pouco mais de 40 mil exemplares do gibi “Liga dos Bombeiros Voluntários” para alunos da pré-escola até o 6⁰ ano da rede municipal de ensino. Em quatro unidades haverá apresentação do Grupo de Câmara do projeto de música da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários (ACBVJ) e exposição de um caminhão de combate a incêndio. Nas demais, a distribuição será feita pelos bombeiros das unidades operacionais descentralizadas.
As escolas vão receber a terceira edição gibi lançada dia 14 de julho durante as comemorações dos 125 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A rede municipal já foi contemplada com a distribuição da primeira edição, em maio do ano passado. Já a segunda edição, lançada em setembro de 2016, foi direcionada para as escolas das redes estadual e particular.
O executivo da Associação, Matheus Cadorin, ressaltou a importância dos gibis como ferramenta pedagógica e de prevenção a acidentes domésticos e de trânsito (os temas das duas primeiras edições, respectivamente) para o público infantil. “A Liga dos Bombeiros Voluntários é uma ferramenta lúdica de ensino que transmite às crianças informações para evitar incêndios e acidentes”, disse. “Temos relatos de crianças que ‘chamaram a atenção’ dos pais, em situação de risco e de escolas que usaram o gibi para trabalhos em sala de aula, por exemplo.”
Edição diferenciada
A tiragem mais recente da Liga dos Bombeiros Voluntários é especial, comemorativa dos 125 anos. Nele, os personagens principais (comandante Max, chefe Rocha, aspirante Davi e a socorrista Vitória) fazem uma viagem no tempo até 1892, o ano de fundação do Corpo de Bombeiros, e vivem grandes aventuras mostrando como era a corporação desde os seus primeiros dias até hoje. O gibi traz fotos de época, curiosidades e muita informação, emoção e história.
O gibi do CBVJ é um projeto educativo idealizado pela agência de propaganda GDI Multicomunicação em conjunto com a corporação. A materialização do gibi só foi possível devido ao patrocínio de empresas e a dedicação voluntária da equipe da GDI Multicomunicação. Os patrocinadores desta edição são Condor Hipermercados, Tigre, Tupy, Drogarias Catarinense, Ciser, Unisociesc, Buschle & Lepper e Decathlon.
Agenda de distribuição
Quinta, dia 14 de setembro
10 horas – CEI Bem-Me-Quer, bairro Jardim Paraíso
14h30 – EM Castello Branco, bairro Boa Vista
Quinta, dia 21 de setembro
9 horas – CEI Espaço da Criança, bairro Adhemar Garcia
14h30 – EM Anaburgo, bairro Vila Nova