Pouco mais de 40 mil exemplares do gibi “Liga dos Bombeiros Voluntários” serão distribuídos para os alunos da pré-escola até o 6⁰ ano da rede municipal de ensino até o fim de agosto. A estratégia de distribuição e a seleção das escolas que serão visitadas pelos integrantes do Bombeiro Mirim, Banda de Música e pelos próprios bombeiros foram discutidas na manhã deste quarta (9/8) entre o executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Matheus Cadorin, a coordenadora de gabinete da Secretaria de Educação, Dafne Schroeder e a técnica pedagógica, Denise Aparecida da Silva.
As escolas vão receber a terceira edição gibi, lançada dia 14 de julho durante as comemorações dos 125 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A rede municipal já foi contemplada com a distribuição da primeira edição, em maio do ano passado. Já a segundo edição, lançada em setembro de 2016, foi direcionada para as escolas das redes estadual e particular.
Matheus Cadorin ressaltou a importância dos gibis como ferramenta pedagógica e de prevenção de acidentes domésticos e de trânsito (os temas das duas primeiras edições, respectivamente) para o público infantil. “A Liga dos Bombeiros Voluntários é uma ferramenta lúdica de ensino que transmite às crianças conhecimentos essenciais para evitar incêndios e acidentes”, disse. “Temos relatos de crianças que ‘chamaram a atenção’ dos pais, em situação de risco e de escolas que usaram o gibi para trabalhos em sala de aula, por exemplo.”
Edição diferenciada
A tiragem mais recente da Liga dos Bombeiros Voluntários e especial, comemorativa dos 125 anos. Nele, os personagens principais (comandante Max, chefe Rocha, aspirante Davi e a socorrista Vitória) fazem uma viagem no tempo até 1892, o ano de fundação do Corpo de Bombeiros, e viverão grandes aventuras, mostrando como era a corporação desde os seus primeiros dias até hoje. O gibi traz fotos de época, curiosidades e muita informação, emoção e história.
O gibi do CBVJ é um projeto educativo idealizado pela agência de propaganda GDI Multicomunicação em conjunto com a corporação. A materialização do gibi só foi possível devido ao patrocínio de empresas e a dedicação voluntária da equipe da GDI Multicomunicação. Os patrocinadores desta edição são Condor Supermercados, Tigre, Tupy, Drogarias Catarinense, Ciser, UniSociesc, Buschle & Lepper e Decathlon.