Começou no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros Voluntários de Joinville o novo curso para a formação de socorristas. A capacitação está sendo feita para todos os interessados de Joinville e região que desejam ter a habilitação profissional na área de socorro.
Vão ser 240 horas/aulas, onde os alunos serão avaliados em provas teóricas e práticas, inclusive com estágio prático de 40h com os bombeiros voluntários, agindo nas ocorrências diárias da corporação com supervisão da guarnição.
A certificação nacional pode ser utilizada na área de segurança e atenção básica ao socorro de empresas privadas, públicas e também para quem deseja ter a qualificação específica dentro da corporação dos bombeiros voluntários.
Vinte e um participantes, entre eles, oito bombeiros que vão fazer a capacitação técnica da área de socorrista para atuar na corporação, iniciaram a capacitação nesta terça.
No total, os alunos vão passar por dezesseis módulos, estes que vão desde o auxílio em resgate aéreo, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes de alta complexidade, áreas de risco, tragédias até situações de crise emergencial.
Para o coordenador do centro de treinamento, o local totalmente capacitado para a prática do aprendizado teórico e prático, com os nossos bombeiros habilitados, possibilita que a comunidade tenha uma capacitação diferenciada e prática no atendimento da ocorrência “o aluno não aprende apenas no centro de treinamento, não é só um curso onde o estudante faz alguns simulados, ele é capacitado para sair do curso habilitado para exercer a função, isso sendo possível, por conta do nosso estágio de quarenta horas dentro da Corporação, possibilitando que o profissional tenha a vivência necessária para agir em momentos de máxima tensão e raciocínio rápido na hora de socorrer a vítima”, diz Patrick de Oliveira.
Novas turmas serão abertas em breve. Os interessados devem, desde já, entrar em contato com o Centro de Ensino para adicionar seu nome à lista de espera.
Todos os participantes aprovados recebem ao final do curso o certificado de atuação como socorrista e podem exercer a função mediante comprovação no mercado de trabalho.