A Equipe Tradição foi condecorada com a Comenda Soldado Jackson dos Santos, instituída em 2017 por meio de proposição assinada pelo vereador Richard Harrison (MDB. A sessão de outorga foi realizada nesta terça (8.outubro), na Câmara de Vereadores e foi entregue ao chefe da equipe, Márcio Renê Baumrucker. A medalha é entregue a representantes das instituições engajadas na segurança do município, indicados por gestos de coragem e habilidade técnica no desempenho de sua profissão ao longo do ano de 2018.
Além dos Bombeiros Voluntários, nesta segunda edição também foram agraciados representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Agente de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros Militar. O comandante do CBVJ, Carlos Kelm, ressaltou que a corporação indicou a Tradição por ser exemplo para as futuras gerações. “São estes bombeiros voluntários que mantém viva as tradições dos bombeiros.”
Já o vereador Richard Harrison destacou a relevância e o simbolismo das condecorações. “Em um mundo onde cada vez mais as pessoas se sentem inseguras, com medo da violência, estes são os nossos verdadeiros heróis. Agentes públicos que saem de suas casas todos os dias para garantir a segurança da nossa sociedade merecem, mais do que ninguém, este reconhecimento. Não se trata de um ato político, mas sim uma homenagem pela dedicação de cada um desses profissionais.”
Márcio Baumrucker falou em nome dos demais agraciados. Ele destacou a gratidão pelo reconhecimento do trabalho e dedicação dos profissionais das áreas da segurança. Por fim, fez uma ressalva aos integrantes da Equipe Tradição, instituída por meio de instrução normativa do CBVJ em 2007 — gestão do comandante Valmor Maliceski — e que é constituída por bombeiros voluntários com larga experiência e conhecimento. Atualmente, a Equipe Tradição é integrada por 13 bombeiros voluntários.
A solenidade da entrega da comenda foi prestigiada também pelo vice-presidente da Associação, Ednelson José Meyer; o subcomandante operacional Luciano Favarin, além dos integrantes da Tradição e bombeiros. O grupo de câmara, da Banda dos Bombeiros, executou o Hino Nacional.
Quem foi Jackson dos Santos – O policial militar morreu em serviço no dia 4 de outubro de 2009 enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. Ele estava na viatura do Grupo de Respostas Táticas (GRT) que se chocou contra o trem da América Latina Logística (ALL), que trafegava no sentido São Francisco do Sul — Rio Negro. O acidente aconteceu no cruzamento da linha férrea com a avenida Getúlio Vargas e outros três PMs ficaram feridos. Jackson dos Santos tinha 41 anos, deixou mulher e cinco filhos.
Quem são │Os agraciados com a Medalha de Mérito Soldado Jackson dos Santos
- Equipe Tradição Bombeiros Voluntários de Joinville
Márcio Rene Baumrucker, chefe de equipe. Ingressou na corporação em setembro de 1985, somando 34 anos de atuação voluntária.
Romeu Ernesto Dressel, ingresso na corporação em janeiro de 1958, somando 61 anos de atuação voluntária.
Osvaldo Curt Baumrucker, ingressou na corporação em março de 1963, somando 56 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Levino Zietz, ingressou na corporação em setembro de 1965, somando 54 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Edgard Seiler, ingressou na corporação em junho de1967, somando 52 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Rolf Benno Muller, ingressou na corporação em junho de 1968, somando 51 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Elias Guesser, ingressou na corporação em março de 1978, somando 41 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Flávio Nunes, ingressou na corporação em novembro de 1982, somando 37 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Bento Ademir Maliseski, ingressou na corporação em novembro de 1983, somando 36 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Salésio Coan Sombrio, ingressou na corporação em junho de 1984, somando 35 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Valmor Maliceski, atual comandante de honra do CBVJ, ingressou na corporação em fevereiro de 1987, somando 32 anos como bombeiro voluntário.
Ayres Christian Olsen, ingressou na corporação em outubro de 1992, somando 27 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Ingo Karnopp, ingressou na corporação em maio de 1972, saiu do efetivo em 1997 e retornou em maio de 2019, somando 25 anos de atuação.
- Alisson Roberto Zancheta Polícia Civil
- Duilian Clemes Polícia Militar
- Paulo Menezes de Mendonça Neto Guarda Municipal
- Eduardo Schmitz Agente de Trânsito
- Moacir Miranda Furlan Polícia Rodoviária Federal
- Tiago Graf Instituto Geral de Perícias
- Antônio Edival Pereira Bombeiro Militar