Neste dia 13 de julho, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) completa 130 anos. A Escola Bolshoi fez um convite para a Banda Sinfônica dos Bombeiros Voluntários e gravaram um clipe que une esses dois símbolos de Joinville. Em um único vídeo promoveu o encontro da arte, por meio da música e da dança. O vídeo foi lançado no dia 13 de julho, no canal do YouTube da Escola Bolshoi. O vídeo foi realizado com o apoio ao Simdec com produção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Edição da Câmera 1.
Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
Fundado em 1892, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga instituição do gênero do País. A prestação de serviços é feita de forma gratuita para toda a comunidade no combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, resgates veicular, na montanha, aquático, vertical e em estruturas colapsadas. É formado por 1.700 pessoas entre bombeiros mirins, voluntários, efetivos, brigadistas e pessoal de apoio.
Enquanto isso, nos períodos de folga a inspiração pela música tomou conta e foi criado o projeto Polo de Produção Musical. A Banda Sinfônica dos Bombeiros Voluntários, regida pelo maestro Jonatas Rafael da Costa, é formada por 35 instrumentistas egressos das bandas Jovem e Experimental, do Polo de Produção Musical, e da comunidade. No conjunto da obra, o Polo de Produção Musical comporta 180 músicos distribuídos entre Banda Sinfônica, Banda Jovem, Banda Experimental e quatro unidades de estudos musicais (flauta doce, teoria e fanfarra).
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 22 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.
Em 2022 a Escola Bolshoi tem 219 alunos, vindos de 20 estados brasileiros e 2 países. A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Arcelor Mittal, Brascabos, Britânia, Whirlpool, Ciser, Expresso São Miguel, Franklin Eletric, Nidec, Havan, União Química, Zanotti e demais Amigos que contribuem com a arte no país.