Os Bombeiros Voluntários de Joinville comemoraram o Dia da Independência do Brasil com uma cerimônia cívica interna na Unidade 01 – Central, pela manhã, e treinamentos intensivos para os bombeiros voluntários, durante todo o dia. Os eventos substituíram a participação da corporação no tradicional Desfile de 7 de Setembro na Avenida Beira-rio, cancelado este ano por conta da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19. O comando foi representado pelos subcomandantes operacional, Luciano Favarin, e voluntário, Clailton dos Santos.
Pela primeira fez foi realizada a formatura da Guarda de Honra do CBVJ – Guarda de Honra Comandante Frederico Stoll, com a participação de um trompetista da Banda dos Bombeiros. O toque de silêncio lembrou as vítimas da Covid-19. A entrega da flâmula da Guarda de Honra à família do técnico em enfermagem do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Claudiomiro Silveira Rattis, morto no dia 26 de maio, aos 44 anos, em decorrência da doença causada pelo coronavírus foi o momento mais tocante.
A flâmula da Guarda de Honra e um certificado do Corpo de Bombeiros foi entregue à esposa e também técnica em enfermagem do HR, Marta Rejane Alves Fernandes, e aos dois filhos, Letícia e Henrique. Sem conter as lágrimas, Rejane falou da gratidão pela homenagem prestada pela corporação ao marido, profissional que atuava no pronto-socorro do HR e que, por isso mesmo, mantinha constante contato com os bombeiros voluntários. “Já se passaram três meses e não superamos. Todo dia é uma luta”, descreveu a perda. “O nosso filho não pode se despedir do pai, que não via há 20 dias antes da sua morte porque ele estava isolado no hospital,” contou.
Às famílias que vivem a “mesma tragédia”, ela deixou uma mensagem: “Tenham fé. É uma fatalidade.” A filha Letícia também deixou uma mensagem para os bombeiros e famílias afetadas. “Claudiomiro era minha luz; o luto será eterno. Mas ficamos felizes ao saber o quanto era amado e admirado por todos. Ele simboliza as vítimas da Covid-19 na área da enfermagem.” O subcomandante voluntário Clailton dos Santos externou os sentimentos dos bombeiros e agradeceu a dedicação do técnico em enfermagem aos doentes no HR.
Treinamentos – A partir das 10h, os bombeiros voluntários se dedicaram a treinamentos intensivos. Os dois primeiros, voltados para combate a incêndio, abordaram a utilização de EPR: busca e resgate em incêndios, e lance de mangueiras, tipos de jatos, regulagem do esguicho e acondicionamento de mangueiras em incêndios; na sequência, houve capacitação em resgate veicular: extração de vítima por ângulo zero.
A comemoração do Dia da Independência encerrou com a Live 7 de Setembro, conserto da Banda dos Bombeiros Voluntários, transmitida a partir das 19h pelas redes sociais do CBVJ.