Concertos dominicais da Banda, festa em homenagens aos bombeiros e benfeitores da corporação, corrida de rua e Natal Luz são os destaques da programação
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a corporação de voluntários mais antiga do Brasil, completa 130 anos no próximo dia 13 de julho. Para celebrar, a data uma série de eventos foi programada, de março a dezembro, atividades que envolvem toda a comunidade com o propósito de reconhecer e valorizar a importância da entidade.
A data mais importante para a corporação, a da sua fundação, será celebrada no dia 16 de julho, a partir das 19h, na Unidade Central. Será feita a tradicional homenagem aos bombeiros com mais anos (múltiplos de cinco) e horas de serviço nas escalas operacionais (a partir de 500 horas); a entrega da machadinha simbólica aos sócios remidos (pessoas que contribuíram financeiramente por 40 anos ininterruptos) e a entrega da comenda Ordem da Machadinha, condecoração máxima concedida a quem efetivamente contribui para a manutenção da instituição.
Calendário – A agenda de eventos comemorativos aos 130 anos abriu ainda em março com o “Dia da Banda nos Bombeiros” com o concerto da Banda dos Bombeiros. O projeto contempla apresentações dos grupos do Polo de Produção Musical todo segundo domingo de cada mês, até 11 de dezembro, na Unidade Central do CBVJ. O Rotary Food’s Dia do Bombeiro Mirim – promoção gastronômica que arrecada recursos para manutenção do Programa Bombeiro Mirim –, realizada dia 11 deste mês, também fez parte do calendário.
O Senado Federal também fará homenagem à corporação de bombeiros voluntários mais antiga do Brasil por proposição do senador Esperidião Amin. No próximo dia 4 de julho, a partir das 10h, haverá sessão especial no plenário com a presença de convidados de todos país entre líderes empresariais, políticos e bombeiros voluntários de todos país representados pela Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (Conabov).
No segundo semestre, três eventos farão parte do calendário dos 130 anos: em setembro, o CBVJ promove, juntamente com o Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o 3º Desafio das Brigadas Industriais. No dia 20 de novembro ocorre a segunda edição da Corrida Bombeiros Voluntários – Corrida 130 anos e, na segunda quinzena de dezembro, haverá a reedição do Natal Luz que contempla apresentações da Banda dos Bombeiros em diversos locais da cidade e trajeto sobre caminhão iluminado.
Serviço │Programação do ano em celebração aos 130 anos
- Dia da Banda nos Bombeiros: Concertos do Polo de Produção Musical do na Unidade Central do CBVJ
13 de março | 14 de agosto |
10 de abril | 11 de setembro |
8 de maio | 09 de outubro |
11 de junho | 13 de novembro |
10 de julho | 11 de dezembro |
- 11 de junho: Rotary Food’s Dia do Bombeiro Mirim:
Os Bombeiros Voluntários de Joinville e o Rotary Clube Joinville Cidade dos Príncipes se unem mais uma vez para promover evento com o propósito de levantar recursos para o Programa Bombeiro Mirim, e desta vez com mais novidades: o “Rotary Food’s Dia do Bombeiro Mirim” será realizado no Spazio Sapore, local que concentra 15 diferentes operações de gastronomia, no dia 11 de junho a partir das 12h. - 4 de julho: Sessão Solene no Senado em Homenagem aos 130 anos
Proposição do senador Esperidião Amin em comemoração ao aniversário da corporação de voluntários mais antiga do país. - 16 de julho: Comemoração dos 130 anos
Homenagem aos bombeiros com mais anos de voluntariado, aos bombeiros com mais horas nas escalas operacionais em 2021, entrega da machadinha simbólica aos sócios remidos (40 anos de contribuição ao CBVJ) e da Machadinha de Honra, comenda instituída em 1952, a um benfeitor da instituição. - 7 de setembro: Desfile Cívico Militar
No Dia da Independência do Brasil, o CBVJ vai desfilar mostrando a nova frota de veículos de emergência. - 17 de setembro: 3º Desafio das Brigadas Industriais
O CBVJ promove, juntamente com o Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), do evento que promove a integração e a qualificação das brigadas das empresas. - 21 a 23 de outubro: Realização do4º Encontro Catarinense de Trauma e 5º Encontro Nacional de Trauma.
- 20 de novembro: 2ª Corrida Bombeiros Voluntários – Corrida dos 130 anos
Evento prevê a participação de 1.800 corredores de rua. Haverá atrações especiais como banho de mangueira nos corredores em diferentes pontos do percurso e grupos do Polo de Produção Musical em vários locais para incentivar os participantes. - Segunda quinzena de dezembro: 2ª edição do Natal Luz dos Bombeiros Voluntários
Apresentação de grupos do Polo de Produção Musical – Banda dos Bombeiros nos bairros e percurso da Banda sobre caminhão iluminado.
Selo 130 anos – Para destacar a data histórica, a Associação Corpo de Bombeiros adotou o selo comemorativo em todas as peças de comunicação. A marca faz uma referência ao prédio inaugurado em 1954 – hoje tombado pelo Patrimônio Histórico do município -, quando a torre com 21 metros era o ponto mais alto da cidade. O desenho é complementado pelo numeral “130” e uma lâmina d’água que envolve todos os elementos, referência a atividade bombeiril e à sustentabilidade da corporação.
Voluntários de todo coração – Em 1892, na Joinville de 41 anos e 18 mil habitantes, os incêndios também eram desafios para os primeiros moradores. Depois de três incêndios de proporções, dois ocorridos em 1891 e outro em 7 de julho daquele ano, a comunidade se organizou para criar a Sociedade dos Bombeiros Voluntários de Joinville. Assim, na noite de 13 de julho de 1892 foi criada a corporação constituída por 37 “soldados do fogo”, sob o comando de Victor Muller, com o lema “Um por todos, todos por um. Em nome de Deus e em defesa do próximo.”
Nos 130 anos de existência o Corpo de Bombeiros acompanhou o crescimento e o desenvolvimento da cidade e a estrutura se agigantou: são mais de 1.700 pessoas entre bombeiros voluntários, mirins, banda, brigadistas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários); nove unidades operacionais descentralizadas instaladas em pontos estratégicos do perímetro urbano e uma frota com 53 veículos de emergência e embarcações.