
Concerto da Banda dos Bombeiros na Unidade Central abriu o calendário de eventos comemorativos aos 130 anos
Concerto da Banda dos Bombeiros na Unidade Central abriu o calendário de eventos comemorativos aos 130 anos
Concertos dominicais da Banda, festa em homenagens aos bombeiros e benfeitores da corporação, corrida de rua e Natal Luz são os destaques da programação
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a corporação de voluntários mais antiga do Brasil, completa 130 anos no próximo dia 13 de julho. Para celebrar, a data uma série de eventos foi programada, de março a dezembro, atividades que envolvem toda a comunidade com o propósito de reconhecer e valorizar a importância da entidade.
A data mais importante para a corporação, a da sua fundação, será celebrada no dia 16 de julho, a partir das 19h, na Unidade Central. Será feita a tradicional homenagem aos bombeiros com mais anos (múltiplos de cinco) e horas de serviço nas escalas operacionais (a partir de 500 horas); a entrega da machadinha simbólica aos sócios remidos (pessoas que contribuíram financeiramente por 40 anos ininterruptos) e a entrega da comenda Ordem da Machadinha, condecoração máxima concedida a quem efetivamente contribui para a manutenção da instituição.
Calendário – A agenda de eventos comemorativos aos 130 anos abriu ainda em março com o “Dia da Banda nos Bombeiros” com o concerto da Banda dos Bombeiros. O projeto contempla apresentações dos grupos do Polo de Produção Musical todo segundo domingo de cada mês, até 11 de dezembro, na Unidade Central do CBVJ. O Rotary Food’s Dia do Bombeiro Mirim – promoção gastronômica que arrecada recursos para manutenção do Programa Bombeiro Mirim –, realizada dia 11 deste mês, também fez parte do calendário.
O Senado Federal também fará homenagem à corporação de bombeiros voluntários mais antiga do Brasil por proposição do senador Esperidião Amin. No próximo dia 4 de julho, a partir das 10h, haverá sessão especial no plenário com a presença de convidados de todos país entre líderes empresariais, políticos e bombeiros voluntários de todos país representados pela Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (Conabov).
Abertura do Rotary Food’s Dia do Bombeiro Mirim, evento realizado em junho (Foto: Cleiton Rodrigues/CBVJ/Divulgação)
No segundo semestre, três eventos farão parte do calendário dos 130 anos: em setembro, o CBVJ promove, juntamente com o Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o 3º Desafio das Brigadas Industriais. No dia 20 de novembro ocorre a segunda edição da Corrida Bombeiros Voluntários – Corrida 130 anos e, na segunda quinzena de dezembro, haverá a reedição do Natal Luz que contempla apresentações da Banda dos Bombeiros em diversos locais da cidade e trajeto sobre caminhão iluminado.
Serviço │Programação do ano em celebração aos 130 anos
13 de março | 14 de agosto |
10 de abril | 11 de setembro |
8 de maio | 09 de outubro |
11 de junho | 13 de novembro |
10 de julho | 11 de dezembro |
Selo 130 anos – Para destacar a data histórica, a Associação Corpo de Bombeiros adotou o selo comemorativo em todas as peças de comunicação. A marca faz uma referência ao prédio inaugurado em 1954 – hoje tombado pelo Patrimônio Histórico do município -, quando a torre com 21 metros era o ponto mais alto da cidade. O desenho é complementado pelo numeral “130” e uma lâmina d’água que envolve todos os elementos, referência a atividade bombeiril e à sustentabilidade da corporação.
Voluntários de todo coração – Em 1892, na Joinville de 41 anos e 18 mil habitantes, os incêndios também eram desafios para os primeiros moradores. Depois de três incêndios de proporções, dois ocorridos em 1891 e outro em 7 de julho daquele ano, a comunidade se organizou para criar a Sociedade dos Bombeiros Voluntários de Joinville. Assim, na noite de 13 de julho de 1892 foi criada a corporação constituída por 37 “soldados do fogo”, sob o comando de Victor Muller, com o lema “Um por todos, todos por um. Em nome de Deus e em defesa do próximo.”
Nos 130 anos de existência o Corpo de Bombeiros acompanhou o crescimento e o desenvolvimento da cidade e a estrutura se agigantou: são mais de 1.700 pessoas entre bombeiros voluntários, mirins, banda, brigadistas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários); nove unidades operacionais descentralizadas instaladas em pontos estratégicos do perímetro urbano e uma frota com 53 veículos de emergência e embarcações.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.