Os Bombeiros Voluntários de Joinville estarão presentes na exposição “Jorge Lacerda — Uma visão para o futuro”, que será realizada de 11 de dezembro a 11 de março no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A mostra será composta por uma série de painéis que contarão os principais momentos da vida e trajetória do ex-deputado federal (1951-1955) e ex-governador (1956-58) Jorge Lacerda. Também será lançado o livro “Memórias de Jorge Lacerda – Uma época de ouro na política catarinense”, escrito pelo neto Roberto Lacerda Westrupp.
A presença do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) será destacada pela exposição do auto escada Magirus-Doutz, ano de fabricação 1957. O veículo foi importado pelo governo do Estado para servir ao Corpo de Bombeiros da Capital logo após o incêndio que destruiu o prédio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina — chamado de Palácio do Congresso do Estado— em 1956, no primeiro ano da gestão de Lacerda no Palácio da Agronômica. Vinte e nove anos depois, em 1985, o então governador Esperidião Amim doou o equipamento para os bombeiros voluntários de Joinville.
O convite para que o CBVJ participasse da exposição foi feito pelo próprio Roberto Lacerda Westrupp a diretoria da Associação. Segundo ele, a mostra e o livro são o resultado de 22 anos de pesquisa e catalogação de acervo deixado pelos avós. “O meu avô Jorge Lacerda comprou este caminhão atendendo a pedido da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Significou um grande investimento na época”, disse.
Inauguração
A relação próxima do então governador Jorge Lacerda com os Bombeiros Voluntários de Joinville também aparece no livro “Memórias de Jorge Lacerda – Uma época de ouro na política catarinense”. O compêndio traz uma foto da inauguração do prédio histórico — um marco do primeiro renascimento do CBVJ —, cerimônia realizada em 14 de julho de 1956 e que também comemorou os 64 de fundação da corporação. Após o ato, as autoridades e convidados seguiram para jantar na Sociedade Harmonia Lyra e baile, na Liga das Sociedades.