Os Bombeiros Voluntários de Joinville são uma das entidades beneficiadas com parte da renda da praça de alimentação na 2ª edição da Feira de Oportunidades – ao lado do Abrigo Animal, Hospital Infantil, Bombeiros Voluntários e Pró Rim – realizada pela Acredicoop. A feira vai reunir 190 expositores de 23 a 25 de setembro na Expoville. A corporação vai destinar o recurso doado ao Programa Bombeiro Mirim que, neste ano, completou 38 anos.
O objetivo da Feira de Oportunidades é divulgar e impulsionar o empreendedorismo na comunidade local, gerando prosperidade. A proposta é dar visibilidade aos micros e pequenos negócios, que, em muitos casos nasceram ou se desenvolveram com o apoio da cooperativa, por meio dos produtos e serviços financeiros, da orientação financeira e da formação empreendedora que a Acredicoop disponibiliza aos cooperados.
Além da exposição de produtos e serviços, a programação do evento contempla palestras de capacitação para expositores e visitantes, praça de alimentação solidária, entretenimento para crianças, atrações musicais e apresentações culturais, com priorização para os representantes da cultura local. Tudo isso com entrada e estacionamento gratuito. Em sua última edição em 2019, a Feira de Oportunidades reuniu mais de 14 mil visitantes e 160 expositores – esta edição também contemplou os Bombeiros Voluntários de Joinville.
Uma novidade para esta edição, no dia 25 de setembro, será a corrida solidária Acredicoop em Movimento – com provas de 50m a 200m (kids), 5km e 10km (adultos). Este evento terá participação do Pernas Solidárias, projeto de inclusão social que permite que pessoas com deficiências, como cadeirantes, cegos e portadores de Síndrome de Down, possam fazer parte de corridas com a ajuda de condutores. Toda a verba arrecadada na praça de alimentação e na corrida será destinada às quatro entidades; já os alimentos não perecíveis vão pra o projeto Amar até o Fim.
“A Feira de Oportunidades vem para potencializar o espírito empreendedor dos cooperados por meio da geração de negócios e para promover uma aproximação com as comunidades em que estamos inseridos, disseminando os princípios do cooperativismo e impulsionando a economia local. Temos certeza de que a Feira resulta em oportunidades de negócios a curto, médio e longo prazo, gerando parcerias entre os cooperados expositores e a comunidade e isso reforça o nosso compromisso com as pessoas e pelas pessoas”, diz o diretor executivo da Acredicoop, Dirley Francisco Cisz.