No próximo domingo (9), Marcos Bernardes de Souza, como orador diante dos demais 36 colegas da turma do 29⁰ curso de formação de bombeiro voluntário, vai repetir o juramento que outros “soldados do fogo” fizeram no decorrer de 125 anos. O rito faz parte da formatura dos novos membros do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Vestir o uniforme cinza e vermelho se tornou um desejo para Souza logo que chegou a Joinville, em 2015, quando percebeu a receptividade e o respeito que a comunidade dispensa aos bombeiros. “Ingressar no Corpo de Bombeiros Voluntários foi uma realização”, diz. “Agreguei os conhecimentos que tenho como técnico em segurança, e me apaixonei”, resume. O próximo passo é a capacitação para integrar a equipe aquaviário.
Para o comandante do CBVJ, Jaekel A. Souza, manter e fomentar o voluntariado, o pilar da corporação, é um dos desafios constantes. “Não existe uma fórmula específica para isso. Cada um tem uma motivação, cada um tem a sua motivação. Reconhecer a importância deles é imprescindível para que o modelo perpetue,” observa.
O subcomandante voluntário, Jackson Renato Seidel, reforça que cada novo voluntário é um indicativo de que o modelo vai se renovando. “E com este pessoal que conseguirmos fazer coisas novas, acompanhar as mudanças”.
O curso de formação de bombeiro voluntário tem 300 horas/aula, entre teoria e prática. Depois de aprovados, os bombeiros precisam prestar 240 horas de estágio nas quatro equipes do CBVJ.
Comemorações
A formatura do grupo de 37 bombeiros voluntários (entre eles, seis mulheres) abre a semana de comemorações dos 125 anos da corporação de voluntários mais antiga do Brasil, comemorado quinta-feira (13). Na mesma cerimônia outros 16 bombeiros voluntários recebem o certificado de conclusão do curso de resgate técnico vertical.
E todos têm motivos de sobra para se orgulhar. A unidade de Joinville está entre as mais bem equipadas do Sul do País. Faz parte dela um contingente de 1.700 pessoas entre bombeiros voluntários, mirins, banda, brigadistas, atendentes, socorristas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários). Conta ainda com oito unidades operacionais instaladas em pontos estratégicos do município.
Juramento do Bombeiro Voluntário de Joinville
Prometo cumprir com zelo todas as obrigações de bombeiro;
Socorrer as pessoas que necessitarem do meu auxílio;
Cumprir rigorosamente os estatutos da sociedade;
Respeitar os meus superiores hierárquicos;
Viver em completa camaradagem e dar, com o meu comportamento, exemplo a todos os meus companheiros.
Assim prometo!
Serviço
Programação da semana
Domingo, 9 de julho
9 horas – Formatura de 37 bombeiros voluntários
Local: Unidade Centro do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)
Segunda, 10 de julho
Entrega da obra de restauração da torre do prédio histórico do CBVJ, integrante do projeto Sirene da Memória
Local: Unidade Centro do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)
Quarta, 12 de julho
19h30 – Sessão solene em homenagem aos 125 anos do CBVJ
Local: Câmara de Vereadores de Joinville (av. Hermann August Lepper, 1100, Saguaçu)
Quinta, 13 de julho
19h30 – Homenagem e entrega de condecorações aos voluntários mais antigos e bombeiros com mais horas de serviço durante o ano de 2016.
– Lançamento da 3ª edição do livro “Os Voluntários do Imprevisível” escrito pelo historiador Apolinário Ternes
– Entrega da comenda Ordem da Machadinha
– Inauguração do novo prédio do Corpo de Bombeiros
Local: Unidade Centro (rua Jaguaruna, 13, Centro)
Sexta, 14 de julho
19h – Lançamento da 3ª edição do gibi “Liga dos Bombeiros Voluntários de Joinville”
Local: piso térreo do Shopping Mueller (ao lado da praça de eventos)
Sábado, 15 de julho
22h – Baile do Bombeiro
Local: Liga da Sociedade Joinvilense (rua Jaguaruna, 100)