A Ordem da Machadinha foi concedida, na cerimônia em comemoração dos 125 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, quinta-feira (13), a Francisco Mauricio Jáuregui Paz, da Adobe Engenharia. “É o maior reconhecimento que tive até agora. É uma emoção gigantesca”, disse ele após a cerimônia. A comenda Ordem da Machadinha, condecoração máxima concedida a quem efetivamente contribui para a manutenção da instituição, foi instituída em 1952 por ocasião dos 60 anos do CBVJ.
Segundo o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, o nome do engenheiro Mauricio Jáuregui Paz foi uma unanimidade entre os diretores. “É o nosso reconhecimento pelos relevantes serviços que ele prestou aos bombeiros, não apenas na gestão da execução das obras do novo prédio”, destacou.
Thomazi ressaltou o trabalho da Adobe Engenharia também na elaboração de projetos complementares da nova sede do CBVJ, a restauração da torre do prédio histórico (entregue no início deste mês) bem como o seu envolvimento enquanto presidente e diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) na construção do Centro de Treinamento Harry Schmalz, inaugurado em 2013.
A ligação de Mauricio Jáuregui Paz com a corporação vai além da engenharia. Em meados dos anos 1990, por meio da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e Sinduscon, trabalhou com o Corpo de Bombeiros Voluntários na atualização da lei municipal de prevenção a incêndio. “A relação foi muito próxima. Caminhamos juntos na aprendizagem”, diz Jáuregui Paz.
A restauração de carros é um dos hobbies do engenheiro. Até mesmo nessa área deu sua contribuição ao CBVJ, restaurando um dos antigos carros da frota. “Ao logo dos anos, Mauricio presta serviços à corporação”, ressaltou Moacir Thomazi. “O reconhecimento é pelo conjunto da obra”.
Biografia
Mauricio Jáuregui Paz é diretor de relações institucionais e membro da Comissão do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Natural do Município de Joinville. Natural da Bolívia, está radicado em Joinville desde 1981 quando chegou à cidade para estudar engenharia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Adobe Engenharia, no mercado há 18 anos, é referência em projetos hidrossanitário e de drenagem. Outra especialidade é a elaboração de projetos preventivos de incêndio.
A marca Adobe Engenharia está gravada, também, em projetos de restauração como o do Museu Casa Fritz Alt, Clínica Ultramater, Instituto Internacional Juarez Machado, CIEE Joinville, o telhado da Deutsche Schule (anexo ao Ielusc) e, mais recentemente, o projeto de restauração do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville.