Desde o começo deste mês o grande time de voluntários do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conta com o reforço de 62 futuros bombeiros, agora em período de estágio. Sãos os egressos do 32⁰ Curso de Formação Operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville. Eles iniciaram as aulas em março deste ano, em três turmas, sob a coordenação dos instrutores Jeferson Alves, Claiton dos Santos e Sidney dos Santos Teixeira.
Agora, simultaneamente ao estágio supervisionado (240 horas), o grupo passa pelo segundo período de instruções, que são os módulos complementares de resgate veicular e apoio aquaviário. Somente após a conclusão dessa etapa é que serão definitivamente integrados ao CBVJ e farão parte das escalas operacionais nas unidades dos bairros Itaum, Aventureiro e Vila Nova.
O subcomandante voluntário, Jackson Seidel, diz que o trabalho dos coordenadores, que dedicaram horas do seu tempo à noite e fins de semana, é motivo de orgulho para a corporação e exemplo para a comunidade. “Somos gratos aos coordenadores pelo incentivo aos novos bombeiros, pela dedicação e transmissão dos valores e tradição dos bombeiros voluntários aos demais colegas e iniciantes”.
O sentimento de gratidão e orgulho é compartilhado pelos coordenadores do curso de formação. “Me sinto honrado por estar presente na formação desses bombeiros. Logo deixarão de ser meus alunos para serem ‘irmão de uniforme vermelho e cinza’. Juntos, cumpriremos com êxito nossa missão de servir a comunidade joinvilense”, declarou Jeferson Alves, chefe voluntário da Unidade 3 – Itaum e coordenador do grupo com aulas durante a semana.
Para o chefe voluntário da Unidade 10 – Aventureiro e coordenador de uma das turmas com aulas nos fins de semana, Claiton dos Santos, é grande a expectativa para o período de estágio e módulos complementares. “Chegamos ao fim da primeira etapa do 32⁰ Curso de Formação com muito êxito, alcançamos os objetivos. Partimos agora para uma nova etapa”, falou.
O subchefe da Unidade 9 – Vila Nova e coordenador de uma das turmas de fim de semana, Sidney dos Santos Teixeira, o encerramento do primeiro período de instrução traz uma satisfação pessoal enorme. “Vê-los comemorando, abraçados, me enche de orgulho”, disse, referindo-se ao batismo de água no encerramento das aulas do seu grupo.
Para Teixeira, o sucesso da primeira etapa do curso foi uma vitória particular porque participou na formação dos três grupos. “Foram muitos fins de semana abdicando da família e amigos e essa felicidade, agora, não tem dinheiro que pague”, observou. “Agradeço a cada um que nos ajudou nessa caminhada: comando, coordenadores, subchefes, líderes e, em especial, os instrutores porque, apesar de todas as dificuldades, abraçaram a causa e fizeram acontecer”.