O governador Carlos Moisés fará entrega de cinco veículos de emergência aos Bombeiros Voluntários de Joinville nesta quarta-feira, 17 de novembro, em cerimônia prevista para às 15h na Unidade Centro. São três unidades de combate a incêndio e resgate e duas unidades de transporte de pessoas (van para o Programa Bombeiro Mirim e Banda e a caminhonete para o comando), investimento de R$ 2,1 milhões viabilizado por meio do termo do fomento do biênio 2021-22 (o valor é da parcela deste ano). A visita integra roteiro do governador à região.
Na mesma cerimônia a corporação vai apresentar à comunidade o compressor sobre rodas (modelo cascata) adquirido com verba de emenda impositiva do deputado estadual Fernando Krelling e uma unidade tanque montada sobre chassi doado pela Delegacia da Receita Federal de Joinville.
Os cinco veículos que serão entregues pelo governador consolidam o projeto de renovação e modernização dos veículos de emergência do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville iniciado no ano passado. Desde então, a corporação adquiriu 13 unidades para combate a incêndio, resgate, tanque e para transporte de pessoas – oito destas somente no decorrer de 2021. A frota, agora composta por 54 veículos, está distribuída nas nove unidades operacionais.
O presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, diz que o sentimento da diretoria é de “muita gratidão” ao governador, à equipe que se dedicou para viabilizar o termo de fomento e às demais pessoas sensíveis a causa dos bombeiros voluntários, como os deputados que dedicaram emendas para novos veículos e o delegado da Receita Federal em Joinville, Honorino José Gonçalves.
Ele ressalta, contudo, que graças ao certificado de filantropia conquistado junto ao Ministério da Saúde, via Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, a entidade consegue “multiplicar” os recursos que recebe. “O instrumento isenta a corporação de muitos tributos, logo, conseguimos fazer mais investimentos com os recursos que recebemos,” observa. Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde estendeu a filantropia para Associação para até 31 de dezembro de 2023 – portaria nº 200 de 8 de março de 2021.
Sobre o CBVJ – O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi criado em 13 de julho de 1892 e é a entidade de voluntários mais antiga do país. A corporação está entre as mais bem equipadas do Sul do País. Abriga um contingente de 1.700 pessoas entre bombeiros, mirins, banda, brigadistas, atendentes, socorristas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários). Em 2020, os bombeiros voluntários de Joinville prestaram 188,4 mil horas de serviços gratuitos à comunidade e atenderam 8.181 ocorrências.
Estrutura Operacional
Nove unidades operacionais instaladas em pontos estratégicos do município:
Unidade 01 – Centro
Unidade 02 – Norte/Distrito Industrial
Unidade 03 – Sul/Itaum
Unidade 05 – Leste/Boa Vista
Unidade 06 – Sul/Floresta
Unidade 07 – Oeste/Nova Brasília
Unidade 08 – Norte/Pirabeiraba
Unidade 09 – Oeste/Vila Nova
Unidade 10 – Leste/Aventureiro
Central Emergência 193
Sessão de combate a incêndio no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola
Frota: 54 veículos entre os de emergência, embarcações e administrativos
Programa Bombeiro Mirim: criado em 1984, atende anualmente 350 meninos e meninas dos 9 aos 17 anos com atividades quinzenais de formação bombeiril.
Centro de Ensino e Instrução: promove a capacitação dos bombeiros voluntários e a formação de bombeiros civis para o mercado de trabalho.
Centro de Atividades Técnicas: setor responsável pela análise de projetos de prevenção a incêndio e pânico (PPCI) e vistorias para concessão de alvará para habite-se, funcionamentos e eventos.
Equipe Tradição: integrada pelos bombeiros com mais de 25 anos de serviços prestados e/ou aposentados.
Outros projetos mantidos pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários:
Polo de Produção Musical: restruturado em 2004, é composto pelos grupos pedagógico-artísticos denominados Banda Experimental, Banda Jovem e Banda Sinfônica.
Museu Nacional do Bombeiro Voluntário: inaugurado em 1997, funciona anexo ao Corpo de Bombeiros Voluntários. Tem acervo de três mil itens entre documentos e fotografias, equipamentos e acessórios.
Fotos: Fabrizio Motta/Divulgação/CBVJ