Em sua primeira visita oficial a Joinville, nesta quinta (28), o governador Carlos Moisés da Silva afirmou aos bombeiros voluntários de Santa Catarina que a parceria, “no sentido de repassar recursos financeiros, vai continuar”. Ele declarou, ainda, que vai respeitar o modelo que cada cidade escolher quanto a convênios para as atividades de análise de projetos preventivos de incêndio e vistorias. Moisés fez as declarações para uma plateia formada por presidentes de associações, comandantes e bombeiros de 15 corporações durante a passagem pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) e a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
O governador inluiu os Bombeiros Voluntários de Joinville, onde está a sede da ABVESC, em uma agenda que incluiu, ainda, o complexo industrial Perini Business Park; a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Prefeitura e jantar com lideranças. A visita também dá início ao roteiro de viagens oficiais às cidades-polo catarinenses, conforme cronograma estabelecido pela equipe de governo. “O governo sabe que o Estado é parceiro e os senhores podem ter a tranquilidade de que isso vai ser mantido”, disse, referindo-se ao apoio financeiro repassado, historicamente, por meio de termos de fomento. O último convênio foi realizado no biênio 2017-18 quando as 31 corporações receberam, por intermédio da ABVESC, R$ 7 milhões.
As negociações para a renovação do termo de fomento já estão em andamento. Na avaliação do presidente da ABVESC, Moacir Thomazi, o momento é de muito otimismo, sentimento compartilhado por todos os presidentes de associações. “Estamos honrados com a presença do governador em Joinville já no segundo mês de gestão”, disse. “A nossa expectativa é muito positiva ao que ele disse que vai fazer e ao que nós acreditamos que ele a fazer de fato.”
Música e tradição
O presidente da ABVESC e da Associação de Joinville, além do comandante Carlos Kelm, receberam o governador; o prefeito Udo Döhler; o presidente da Acij, João Martinelli; o comandante do 62BI, Ronaldo Sótão Calderaro, secretários de Estado, deputados, empresários e vereadores de Joinville. No tour do governador pela corporação, ele assistiu a uma apresentação da Banda dos Bombeiros, na sala de ensaios. Moisés fez questão de posar para fotos com o grupo e, elogiou a apresentação. “Eu também sou músico e parabenizo a todos pela execução”, disse.
No seu discurso, Thomazi ressaltou aos presentes o apoio da comunidade à manutenção dos bombeiros voluntários para as 31 corporações de bombeiros voluntáriosdo Estado que, em 2018, atenderam 76.585 chamados de urgência e emergência. Da corporação de Joinville, o presidente chamou a atenção para as 159 mil horas de trabalho voluntário nas escalas operacionais.