Os bombeiros voluntários de Joinville celebraram o advento de Natal nesta quarta (11 de dezembro) em uma cerimônia que exaltou a amizade, a gratidão, a fé e a esperança no renascimento ao som da Banda dos Bombeiros e o coro, com instrumentos e 45 vozes, da Escola de Música Arte Maior. Nesta edição também houve dois momentos especiais: a entrega da medalha Comenda do Legislativo Catarinense ao bombeiro da equipe Tradição, Romeu Ernesto Dressel, e a reapresentação do livro Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor Metalúrgico Catarinense”.
O bombeiro voluntário Romeu Dressel, 81 anos, foi agraciado com a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do legislativo estadual, por indicação do deputado Sargento Lima em reconhecimento aos 62 anos de dedicação ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 25 de novembro, na Alesc, mas impossibilitado de comparecer, Dressel recebeu a medalha nesta quarta das mãos do ex-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (gestão 1998-2002), Felinto Koerber.
Também na celebração do advento foi realizada a apresentação do livro “Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor Metalúrgico Catarinense”, da jornalista e escritora Maria Cristina Dias. A obra conta a história do metalurgista e diretor Técnico da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) e também ex-presidente da Associação por cinco anos — mas envolvido com a entidade por 30 anos. “A cidade agradece a vocês, bombeiros, pela grandiosidade dessa entidade”, disse Alceu Poffo em nome da família. O livro está à venda por R$ 25,00 e a renda é revertida para a corporação.
No encerramento do evento, também como tradição no Advento do CBVJ, foram reconhecidos os instrumentistas com mais tempo de participação na Banda dos Bombeiros (em anos múltiplos de cinco). Nesta edição foram homenageados Renato Dias Júnior e Crislaine Moreira (5 anos) e o regente Geraldo Garcia da Rosa (15 anos).