Os bombeiros voluntários de Joinville participam, nesta segunda (27.maio), da sessão especial em comemoração dos 190 anos da imigração alemã em Santa Catarina, realizada na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Proposta pelo deputado João Amin, a sessão fez homenagem a diversas entidades do Estado. O presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, também de Joinville — que completa 161 anos de atividades em 31 de maio —, Álvaro Cauduro, fez o discurso em nome dos homenageados. A chegada dos imigrantes alemães no Brasil começou por volta de 1824. Em Santa Catarina, instalaram-se primeiro na região de São Pedro de Alcântara, Grande Florianópolis, em 1829. Depois outras colônias surgiram: Blumenau, em 1850, e Joinville, em 1851.
A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários fez o primeiro lançamento, na sessão especial, do livro “Atas históricas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville — 1892 a 1938”. De origem eminentemente germânica, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville teve desde a sua fundação, em 13 de julho de 1892, até fevereiro de 1938, toda a documentação escrita em língua alemã. Agora, os registros das reuniões do conselho administrativo, assembleias gerais e extraordinárias e outras notas da mais antiga corporação de voluntários do país estão disponíveis em português. “Trata-se do maior compêndio de fonte primária em língua alemã disponibilizado para estudiosos e pesquisadores,” disse a museóloga e diretora do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, Dolores Carolina Tomaselli.
Em Joinville a obra será lançada na festa em comemoração aos 127 anos da corporação, em 13 de julho e em um segundo evento, em agosto. “Ao lançarmos o olhar sobre esses primeiros 46 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, desejamos que os fundamentos ali contidos, herança cultural de nossos fundadores, estimulem as futuras gerações na manutenção do modelo voluntário,” completou Dolores.
A tradução das atas foi viabilizada por meio do projeto “Meio Século de Registros, do Alemão para o Português – De 1892 a 1938”, apoiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). As 508 páginas do livro estão disponíveis para leitura online ou download na página do Museu no site do CBVJ (www.cbvj.org.br).
Para baixar acesse o link https://bit.ly/2J9grtP .