A equipe da Menegotti Indústrias Metalúrgicas, empresa com sede em Schroeder, foi a campeã do 2º Desafio das Brigadas Industriais de Joinville realizado neste sábado (28.setembro) pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (Acij) em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). A competição contou com a participação de 17 brigadas e foi realizada no Centro de Ensino e Instrução dos bombeiros voluntários. Os troféus de segundo e terceiro lugares ficaram com os times da Kavo Kerr e Tigre, respectivamente.
No discurso de boas-vindas, o vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Ivan Hudler, destacou o crescimento no número de participantes comparado com a primeira edição — em 2018 seis equipes participaram das provas. “Vocês são a inspiração para que mais empresas estejam entre nós nos próximos anos”, disse.
As brigadas, compostas por oito integrantes, passaram por um circuito com 20 provas que simularam situações de emergência com transposição de obstáculos, combate ao fogo com uso de água e extintor, além de primeiros socorros. A novidade nesta edição foi a aplicação de teste de conhecimento sobre a atividade dos brigadistas.
O coordenador da brigada da Menegotti, Cláudio Mateus, disse que o primeiro lugar coroou um período intenso de treinamentos, especialmente no mês que antecedeu a competição. Segundo ele, a participação no Desafio e conquista vão servir para aprimoramento das técnicas e também a busca de ainda mais apoio dentro da empresa. “Mostrou que valeu a pena acreditarmos e que segurança no trabalho é investimento em preservação do patrimônio.”
Sidney dos Santos Teixeira, coordenador dos bombeiros voluntários e representante do comando no CBVJ no Desafio, observou que a competição impacta diretamente na atuação das brigadas na prevenção a acidentes dentro das empresas uma vez que as provas simularam situações de rotina, além de contribuir com o aprimoramento dos brigadistas. “Para a corporação também é importante porque sabemos que podemos contar com uma equipe preparada para dar a primeira resposta e dar apoio para os bombeiros em caso de emergência nas empresas.”
O reflexo na expertise dos grupos também foi destaca pelo presidente do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, Maciel Alexandre de Moraes. “Acredito que a troca de informações com as boas práticas entre as empresas participantes vai fortalecer e contribuir com a prevenção, tanto nas áreas industrial quanto na comunidade.”
O diretor da First Responder Consultoria e Treinamento e responsável pela preparação da equipe kavo Kerr, Maicon Rodrigo, fez elogios à organização e à logística do 2º Desafio das Brigadas Industriais. “As estações estão adaptadas à realidade das empresas, o que beneficia o desenvolvimento das brigadas de emergência”, disse. “Esse evento também ajuda a divulgar para a comunidade a existências das brigadas nas empresas.”
Tradição
O Desafio das Brigadas Industriais foi criado no ano passado com o propósito, também, de resgatar a antiga Competição de Brigadas Industriais de Joinville e Região (Combiville), que ocorreu até 2009, depois de 30 edições, organizada pela Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville (APSSOJ). O evento chegou a ser o maior do gênero do país, com a participação de brigadistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Para Mário Renê Baumrucker, bombeiro voluntário e chefe da Equipe Tradição — grupo integrado por bombeiros não mais operacionais —, e que participou de várias edições da Combiville, foi gratificante prestigiar e vivenciar o renascimento do movimento de integração das brigadas. “Quanto mais treinamento e mais prevenção houver, menos acidentes vamos ter dentro das indústrias.”
Organização
O 2º Desafio das Brigadas de Joinville reuniu 136 competidores e uma equipe de mais de 50 pessoas entre organização e bombeiros voluntários, que foram os responsáveis pelo planejamento, organização e arbitragem das provas. Além do Centro de Ensino e Instrução, o CBVJ cedeu equipamentos, caminhão de combate a incêndio e ambulância para atendimento pré-hospitalar. Na abertura da competição uma equipe de bombeiros voluntários (Odair Joni Farias, Rafael Wittkowski, João Lucas, Amarildo Neves, Sérgio Abreu, Rafael Jean e Robson Maikel) fez a demonstração das provas.
Como ficou │ Classificação geral
1º Menegotti Indústrias Metalúrgicas — 1min20seg86
2º Kavo Kerr — 1min23seg39
3º Tigre Tubos e Conexões — 1min29seg12
4º Docol Metais Sanitários
5º General Motors
6º Tupy S.A.
7º Fremax
8º Britânia Eletrodomésticos
9º Incasa Produtos Químicos
10ºTermotécnica
11º Embraco
12º Comunidade Deus Provedor
13º Opa Bier
14º Whirpoll S.A.
15º Ciser Parafusos e Porcas
16º Companhia Fabril Lepper
17º Granaço Fundição de Aço