O Programa Bombeiro Mirim retomou as atividades do segundo semestre, após o período de férias escolares, neste sábado (3.agosto), com muitas novidades. O maior impacto é percebido no planejamento operacional, com a realização de acampamento do grupo Aspirante 3 (maiores de 17 anos), que vai marcar o encerramento da participação dos jovens no programa. Além disso, a partir deste mês o grupo não participa mais das instruções aos sábados, uma vez que os 13 integrantes foram incluídos no 34º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional.
Esta será a primeira vez que os Aspirante 3 são admitidos em curso de formação de bombeiro no CBVJ. Após a aprovação e a conclusão das 240 horas de estágio, serão integrados nas escalas operacionais dos voluntários, conforme o plano de trabalho do comando implantado em fevereiro deste ano. O coordenador operacional do Programa Bombeiro Mirim, Joni Farias, diz que a expectativa é de que os Aspirantes sejam vistos como auxiliares dos instrutores do curso e sirvam de referência na formação bombeiril. “Esperamos que o grupo dê sequência ao aprendizado do Mirim e sejam vistos como facilitadores nas capacitações,” observou.
Fazer parte do curso de formação é mais uma motivação, “algo que espero há muito tempo”, diz Edson Luiz Salgado, 17 anos, integrante do Mirim há cinco anos. “Tenho o privilégio de viver uma situação que os outros Aspirantes também sonharam. É algo que está caminhando para o bem”, define. A ansiedade pelo novo momento também revela uma pontinha de nostalgia. “Aqui encontrei pessoas dispostas a ajudar graças aos líderes, bombeiros colegas e amigos que não desistiram de mim quando falhei”, revelou. “Já pensei em sair, mas não dá. O Bombeiro Mirim virou um vínculo, uma família!”
O conhecimento que o grupo de Aspirante1, 2 e 3 acumulou durante os anos de participação do Programa Bombeiro Mirim será colocado a prova no acampamento em área remota que será realizado de 15 a 17 de novembro. Esta atividade já faz parte do calendário do Programa, oferecido para o Mirim 1 e 2 em maio e, de 13 a 14 de julho, para as turmas 3, 4 e 5.
Um marco
O mês de agosto é simbólico para o Programa Bombeiro Mirim do CBVJ. Uma programação diversificada, de 12 a 17, vai comemorar os 35 anos de fundação. “A Semana do Mirim vai integrar as famílias e homenagear os ex-coordenadores”, explica o coordenador pedagógico, Brasilino Catarino. Ele destaca a realização de oficinas, quando os mirins vão demostrar as técnicas bombeiris para a comunidade; a excursão pelas unidades operacionais nos bairro; o concurso de redação e, por fim, a entrega do bóton de cinco anos de participação no programa para os integrantes do Mirim 5 e Aspirantes 1,2 e 3.
Programação
Segunda, dia 12
9h — Abertura: Apresentação da Banda dos Bombeiros
Palestra com Heitor Ribeiro Filho, ex-comandante do CBVJ e egresso do Programa Bombeiro Mirim
Local: Auditório do CBVJ
Terça, dia 13
19h30 – Palestra: “A importância do Bombeiro Mirim para a Comunidade”.
Quem: Flávio Nunes, fundador do Bombeiro Mirim e integrante da Equipe Tradição
Ricardo Vitorino, chefe da Equipe Delta e egresso do Bombeiro Mirim
Local: Auditório do CBVJ
Quarta, dia 14
8h às 11h e das 14h às 17h — Passeio: “Conhecendo as unidades operacionais descentralizadas”
Quinta, dia 15
Das 19h às 21h30
– Palestra com o ex-coordenador do Programa Mirim, Adriano Silva
– Apresentações de oficinas pelos Bombeiros Mirins para os pais e convidados
Local: CBVJ
Sexta, dia 16
Desafio: criar textos sobre os Bombeiros Mirins
A produção será avaliada por uma banca e, os três melhores colocados serão premiados na 11ª edição do Yakisoba do Bombeiro Mirim que será realizado dia 26 de outubro
Sábado, dia 17
A partir das 8h30 — Festa de encerramento
– Entrega do bóton de 5 anos para o Mirim 5, Aspirantes 1, 2 e 3
– Homenagens aos destaques dos grupos do Mirim
– Homenagens ao fundador do Mirim, aos ex-coordenadores e ex-mirins ainda na ativa no CBVJ
– Mostra didática da Banda dos Bombeiros
Local: CBVJ