
Atividade com remo em embarcação, na oficina de busca e salvamento aquático, durante o acampamento
Atividade com remo em embarcação, na oficina de busca e salvamento aquático, durante o acampamento
O mês de julho foi especial para os grupamentos Mirim 3, 4 e 5 (idades entre 12 e 14 aos) do Programa Bombeiro Mirim dos Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). No fim de semana de 13 e 14, os 87 integrantes e seus líderes acamparam na área do estande de tiro do 62º Batalho de Infantaria, bairro Atiradores. Esta foi a segunda atividade do gênero realizada neste ano: em maio, os integrantes do Mirim 1 e 2 participaram do Acampadentro, realizado na própria corporação. Em novembro será a vez dos Aspirantes 1, 2 e 3 (de 15 a 17 anos) passaram um fim de semana em ambiente externo e exercitando os conhecimentos de busca, resgate e sobrevivência.
O acampamento deste fim de semana contou com o apoio dos grupos de busca e salvamento aquático (GBSA) e resgate técnico vertical (RTV). Com o auxílio das equipes especializadas, os mirins participaram de atividades com remo em embarcação e transposição de lago com cabo submerso; rapel em ribanceira e na negativa, respectivamente. Segundo o coordenador operacional, Odair Joni Farias, a integração das oficinas ao acampamento teve o propósito de apresentar aos mirins as atividades desempenhadas pelos bombeiros e despertar neles o interesse pelas atividades de resgate.
Mas, antes de participar das oficinas, os mirins fizeram a formação na Unidade Central, cantaram o Hino Nacional, percorrer a pé o trajeto de dois quilômetros entre a corporação e a área do acampamento e, logo na chegada, instalar as barracas em pontos estratégicos. A garotada ficou responsável pelos seus pertences e auxiliar na organização do ambiente e provisão (comida). “Foram dois dias de atividades em contato com a natureza e longe de equipamentos eletrônicos”, observou Joni Farias.
Além das oficinas de RTV e salvamento aquático, o grupamento participou de busca e resgate de vítimas à noite. Divididos em equipes tiveram que fazer a busca por um de seus integrantes, aplicar os procedimentos de atendimento pré-hospitalar (APH) e deslocar com a unidade de suporte (ambulância) até o ponto de resgate no acampamento. O acampamento encerrou às 14 horas do domingo, após desmontar as barracas, recolher equipamentos e deixar o local em ordem. Na caminhada de volta para a corporação, mais um momento gratificante para os líderes, contou Farias: durante todo o trajeto, os mirins cantaram o Hino dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
Líderes e integrantes do Mirim 3, 4 e 5, num total de 87 pessoas, participaram do acampamento da área do estande de tiro do 62º Batalhão de Infantaria
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.