O Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, que funciona anexo ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, é coorganizador da exposição “Ziunismos — Raízes Alemãs do Sionismo”, aberta à visitação de 9 a 22 de março na Casa da Memória. A mostra é organizada também pela Sociedade Cultural Alemã, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e o Consulado Consulado Honorário da Alemanha em Joinville.
Segundo a diretora do Museu dos Bombeiros e vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Dolores Carolina Tomaselli, a vida da exposição para Joinville foi idealizada após a comemoração, no Corpo de Bombeiros, dos 190 anos da imigração alemã para Santa Catarina, em agosto do ano passado. No mesmo evento foi lançado o livro “Atas Históricas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville — 1892 a 1938”.
A exposição conta com livros, periódicos, correspondências e fotografias da coleção do Instituto Leo Baeck que apresentam a transformação do sionismo de um sonho utópico em uma questão de sobrevivência para os judeus que falavam alemão. “Muitos dos imigrantes alemães que imigraram para Joinville tinham ascendência alemã, por isso a importância de refletirmos sobre esse tema”, diz ela.
Segundo ela, o tema vai ao encontro, também, da proposta da 18ª Semana dos Museus — “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. “Incluir este tema, que ainda é tabu, é uma forma de inserir o Museu dos Bombeiros nesse momento de reflexão sobre a diversidade. “E nada mais oportuno que fazer isso na Casa da Memória, que preserva parte da história alemã”.
Serviço
O quê: “Ziunismos — Raízes Alemãs do Sionismo”
Onde: Casa da Memória/Cemitério do Imigrante de Joinville (rua 15 de Novembro, 1000 – Centro)
Horário ao público: segunda a sexta, 8h às 14h
De graça