A Banda Sinfônica, do Polo de Produção Musical da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, fez um concerto em comemoração aos 131 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A apresentação ocorreu na data do aniversário da corporação, 13 de julho, às 19h30, na Igreja da Paz.
Concerto da Banda Sinfônica na Igreja da Paz reuniu bombeiros, diretoria e autoridades
Antes do concerto, o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, recebeu uma moção de aplauso, aprovada pela Assembleia Legislativa, das mãos do deputado estadual, Matheus Cadorin. O prefeito, e bombeiro voluntários, Adriano Silva, fez um breve discurso quando destacou a contribuição da entidade para a comunidade. A senadora Ivete Appel da Silveira também prestigiou o evento.
Os 40 músicos, regidos pelo maestro Jonatas Costa, apresentaram composições que mostram a versatilidade da Banda Sinfônica. Eles executaram clássicos como Arioso, de Johann Sebastian Bach e Alvamar Overture; a populares, como Asa Branca Fantasia; e pop rock, como Deep Purple Medley.
O Polo de Produção Musical é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com patrocínio das empresas Buschle e Lepper S.A., Cia. Industrial H. Carlos Schneider, Laboratório Catarinense S.A., Lojas Milium Ltda., Martinelli Advocacia Empresarial e Selbetti Gestão de Documentos.
Sobre o CBVJ – O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi fundado em 13 de julho de 1892 – a mais antiga corporação do gênero do país – por iniciativa de 37 imigrantes movidos pelo espírito associativista e necessidade de preservar o patrimônio dos primeiros moradores de Joinville.
Em 1952 sofreu a primeira revisão da sua estrutura, com a criação da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários, com o propósito de fazer a gestão administrativa e financeira – modelo que se mantém até hoje e inspirou outras entidades semelhantes em outras 32 cidades de SC.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville abriga um contingente de 1.700 pessoas entre bombeiros, mirins, músicos, brigadistas, atendentes, socorristas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários).
Conta ainda com nove unidades operacionais instaladas em pontos estratégicos do município, uma Central de Emergência 193 e uma frota de 53 veículos entre os de emergência, embarcações e administrativos. Em 2022, atendeu 9.977 ocorrências.
Repertório do concerto de aniversário do CBVJ
- Hino do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (Tibor Reisner)
- Alvamar Overture (James Barnes, Op. 45)
- Arioso, de Johann Sebastian Bach (Arranjo de Jacob de Haan)
- Asa Branca Fantasia (Arranjo de Roberto Farias)
- Instante Concert (Harold L. Walters)
- Yellow Mountains (Jacob de Haan)
- By the Rivers of Babylon (Ed Huckeby)
- Pacific Dreams (Jacob de Haan)
- Deep Purple Medley (Arranjo de Toshihiko Sahashi)