Os Bombeiros Voluntários de Joinville receberam 4.599 chamados no primeiro semestre deste ano.
O atendimento pré-hospitalar representa 73% das emergências
Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) atenderam 4.599 ocorrências no primeiro semestre deste ano, um volume 17% maior que no mesmo período de 2020, quando a Central de Emergência recebeu 3.934 chamados. O atendimento pré-hospitalar é a categoria que mais exigiu a atuação dos bombeiros, correspondeu a 73% das emergências, ou seja, de janeiro a junho as unidades de resgate do CBVJ saíram 3.349 vezes – houve um incremento a partir de maio com a operação da unidade de suporte avançado (USA).
Os acidentes de trânsito envolvendo carro e motocicleta lideram o ranking do socorro prestado pelos bombeiros voluntários – representam 23% dos atendimentos pré-hospitalares. Nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados 773 casos – 37% a mais ante o mesmo período de 2020, quando os socorristas prestaram auxílio 593 vezes para esta modalidade de emergência.
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Kelm, os números menores de atendimentos em decorrência de acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2020 refletem o comportamento da população no primeiro ano da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19. Já índice maior deste ano revelam que “a vida voltou ao normal”. “Os atendimentos pré-hospitalar de 2021 voltaram ao patamar dos anos anteriores”, compara.
Incêndios – Na contramão do APH, o combate a incêndios teve uma queda de 40% quando comparado os dois semestres. De janeiro a junho de 2020 o bombeiros atenderam 524 chamados para controle de fogo; em 2021, foram 315. No primeiro período comparado, os incêndios em vegetação e em lixo e/ou entulhos lideraram o ranking dos chamados; já neste ano o fogo afetou mais o patrimônio dos joinvilenses (meio de transporte ou residências). O comandante Kelm observa que, diferentemente do primeiro semestre de 2020, este ano não houve estiagem, o que reduziu a incidência de incêndio em vegetação.
Animais – A terceira categoria de atendimento de eventos atendidas pelos bombeiros voluntários, os extraordinários (20% do total das ocorrência do semestre), também apresentou queda: -3% no volume de chamados (963 de janeiro a junho de 2020 para 935 no mesmo período deste ano). O resgate e a contenção de animais, assim como busca e salvamento de pessoas, lideram o ranking da categoria os dois períodos analisados.
Suporte avançado – Em 48 dias de operação (de 11 de maio a 29 de junho), equipe da unidade de suporte avançado (USA) – veículo empregado no atendimento a pacientes graves que necessitam de assistência médica e de enfermagem de emergência, sejam clínicas ou acidentes graves – atendeu 218 chamados entre casos clínicos, trauma e transferência de pacientes.
Saiba mais │Em números (Jan-Jun)
Tipo | 2020 | 2021 | Variação |
APH | 2.447 | 3.349 | 37% |
Extraordinários | 963 | 935 | -3% |
Incêndios | 524 | 315 | -40% |
Total | 3.934 | 4.599 | 17% |
Ranking │Por categoria
Atendimento pré-hospitalar
2020 | 2021 | ||
Queda de nível* | 469 | Queda de nível* | 472 |
Emergência médica | 207 | Transporte** | 394 |
Queda de moto | 192 | Emergência médica | 289 |
Carro x bicicleta | 122 | Queda de moto | 208 |
Transporte | 24 | Carro x bicicleta | 66 |
Extraordinários
2020 | 2021 | ||
Captura de animal | 273 | Captura de animal | 286 |
Busca e Salvamento | 69 | Busca e Salvamento | 97 |
Extermínio de insetos | 67 | Corte e/ou poda de árvore | 73 |
Corte e/ou poda de árvore | 49 | Segurança | 42 |
Limpeza de pista de rolamento | 37 | Limpeza de pista de rolamento | 24 |
Incêndios
2020 | 2021 | ||
Vegetação | 197 | Meio de transporte | 66 |
Lixo e/ou entulho | 100 | Residência | 59 |
Residência | 70 | Lixo e/ou entulho | 56 |
Vazamento gás combustível | 53 | Vazamento gás combustível | 54 |
Meio de transporte | 41 | Vegetação | 21 |
Fonte: CBVJ. *Até 2 metros de altura. **Inclui atendimentos feitos pela USA a partir de 11 de maio.