Em 13 de julho de 1892, quando foi criado o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) , a cidade tinha 41 anos e uma população de 15 mil habitantes. Os 37 “soldados do fogo” combatiam incêndios com apoio de escadas de madeira e baldes de lona.
Passados 125 anos, a cidade e a corporação se agigantaram. A corporação de Joinville está entre as mais bem equipadas do Sul do País. Abriga um contingente de 1.700 pessoas entre bombeiros voluntários, mirins, banda, brigadistas, atendentes, socorristas e técnicos administrativos (destes, 90% são voluntários). Conta ainda com oito unidades operacionais instaladas em pontos estratégicos do município.
Os fatos mais relevantes e os voluntários que contribuíram para a existência da entidade compõem a narrativa da terceira edição do livro “Voluntários do Imprevisível”, obra que será lançada quinta, dia 13, na comemoração do aniversário do CBV.
Para escrever o livro, o historiador Apolinário Ternes centrou a pesquisa em registros mantidos nos arquivos da instituição e acervo do Museu Nacional do Bombeiro, entrevistas e “mergulho” real nas atividades da corporação. “Como visto nas oportunidades anteriores, é fácil constatar como a história da corporação se mistura com a história da cidade. Como é decisiva e importante a sua trajetória na trajetória de Joinville”, diz. “E nos emociona conferir quantas pessoas, de forma voluntária, dedicam tempo e conhecimentos profissionais à corporação.”
Modernização
A terceira edição traz, de novo, uma profunda pesquisa sobre os últimos 10 anos, contendo, na continuidade do texto inicial (edições de 1994 e 2007), as realizações da diretoria da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville presidida pelo empresário Moacir Thomazi, desde 2008. O período está sintetizado no capítulo “Modernização e Tecnologia”.
A edição também faz uma revisão e atualização das demais seções. Foram suprimidos os aspectos técnicos de corporações de bombeiros como a de Portugal e Alemanha.
- Ficha técnica
Texto e edição: Apolinário Ternes
Coordenação e edição: Matriz Comunicação
Diagramação e projeto gráfico: Daisy Dalberto
Revisão de textos: Dolores Carolina Tomaselli
Impressão: Coan Indústria Gráfica - Programação
Quinta, 13 e julho
19h30 – Homenagem e entrega de condecorações aos voluntários mais antigos e bombeiros com mais horas de serviço durante o ano de 2016.
– Entrega da Machadinha simbólica e título de Sócio Remido para os sócios com 40 anos de contribuição
– Lançamento da 3ª edição do livro “Os Voluntários do Imprevisível” escrito pelo historiador Apolinário Ternes
– Entrega da comenda Ordem da Machadinha
– Inauguração do novo prédio do Corpo de Bombeiros
– Local: Unidade Centro (rua Jaguaruna, 13)