Mais de 300 bombeiros mostraram equipamentos, técnicas e frota no evento maior da comemoração
dos 167 anos de Joinville
A apresentação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville no desfile de 9 de Março, em comemoração aos 167 anos de Joinville, arrancou aplausos do público na avenida Beira-rio. Cerca de 300 bombeiros desfilaram entre corpo coreográfico e banda, dois pelotões históricos, bombeiros mirins, pelotões de socorristas, combatentes de incêndio e resgate veicular, operacionais, motoristas e Equipe Tradição. O comandante Jaekel Souza assistiu o desfile no palanque das autoridades.
O pelotão do carro histórico Comandante Friedrich Stoll (que esteve no comando do CBVJ de agosto de 1898 a agosto de 1933) levou para o desfile a bomba manual, equipamento importado da Alemanha em 1893 e que permaneceu em uso até 1935. Em frente a palanque das autoridades, oito bombeiros voluntários, trajando o uniforme adotado em 1894 – calça branca, gandola azul e capacete preto – reproduziram o modo de operação da máquina. O equipamento hoje está no acervo do Museu Nacional do Bombeiro Voluntário.
“Foi um dia especial, uma lembrança que vou levar para o resto da minha vida”, disse o bombeiro Geraldo Sauerbeck, que integrou o pelotão. “O meu sentimento é de missão cumprida”. O mesmo sentimento, de orgulho e alegria, era do bombeiro voluntário Jonas Nascimento. “É um orgulho para mim, como bombeiro, fazer parte desse momento.”
Os pelotões históricos foram montados pelo Sirene da Memória, projeto coordenado pela museóloga e vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Dolores Tomaselli.
Em memória dos antepassados
Honrar a memória dos bombeiros que construíram a história dos 125 anos dos bombeiros voluntários de Joinville é o sentimento único dos integrantes dos pelotões históricos. “É uma honra e mostra o nosso amor pela corporação”, resumiu o bombeiro Gabriel Pereira que participou pela segunda vez do pelotão Arthur Zietz, “o comandante do centenário” – à frente da corporação de agosto de 1971 a 1998. A guarnição apresentou as bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Joinville e a do Corpo de Bombeiros.
O pelotão trajou o uniforme de gala em uso no centenário, composto por calça cinza e paletó azul. “Colocar o uniforme e representar quem esteve lá é honrar a memória dos que já passaram. Um dia alguém fará isso por nós”, disse o bombeiro Rafael J. Costa, que apresentou a bandeira do Brasil. “Simboliza a nossa vocação, de se doar por uma causa, pelos bombeiros”, concordaram Amarildo Neves e Joel Doin.
No desfile em comemoração ao aniversário de Joinville o quadro das bandeiras, que se apresentou pela primeira vez no desfile cívico militar de 7 de setembro, trouxe uma novidade: quatro bombeiros integraram o grupamento apresentando o machado, uma das principais ferramentas dos combatentes do fogo.
Os heróis de ontem e de hoje
O corpo coreográfico, banda e bombeiros mirins formaram o maior pelotão, com pouco mais de 200 integrantes, com idade a partir de 10 anos. Eles foram seguidos pelos socorristas, combatentes de fogo e resgate veicular – estes mostraram algumas ferramentas utilizadas no desencarceramento de vítimas.
Os bombeiros das equipes aquaviário e resgate vertical aproveitaram o desfile para mostrar equipamentos e técnicas – dois deles ancorados nas autoescadas. Muitos aplausos do público para os integrantes da Equipe Tradição, bombeiros com mais de 40 anos de serviços prestados, que desfilou em carro aberto e em caminhões da frota.
Sobre o desfile
A parada de 9 de Março teve a participação de 68 grupos e cerca de 3,5 mil integrantes, representados por forças de segurança de Joinville (banda e pelotão do 62° Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros); escolas municipais, estaduais e particulares; associações e entidades de classe; clubes de serviço; grupos de dança, folclóricos e religiosos; realezas da 80ª Festa das Flores e do Carnaval de Joinville; e associações culturais e desportivas.
Composições
Pelotão Comandante Arthur Zietz
Amarildo Neves
Gabriel Eloy
Gabriel Pereira
Guilherme de Souza
Igor Müller
Joel Doin
Rafael J. Costa
Rodrigo dos Santos
Pelotão Comandante Frederico Stoll
Alex Mafra
Andre Pisok
Fernando Borges
Geraldo Sauerbeck
Jackson Anzini
Jean Venske
Jonas Nascimento
Luciano Mendonça
(Fotos Mauro Schlieck/Fotógrafo voluntário)