
Integrantes da Banda dos Bombeiros no primeiro dia de ensaio na Orquestra Femusc Jovem (Foto Divulgação)
Integrantes da Banda dos Bombeiros no primeiro dia de ensaio na Orquestra Femusc Jovem (Foto Divulgação)
Dezessete músicos do Polo de Música do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville participam da 13ª edição Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) que ocorre de 14 a 27 deste mês em Jaraguá do Sul. Sete deles estão no Femusc intermediário e dez no Femusc Jovem.
Para integrar o seleto grupo de instrumentistas do Femusc, os músicos do nível intermediário passaram pelo processo seletivo por meio de audições ainda no segundo semestre do ano passado. Já os que compõem o grupo jovem (13 a 17 anos) receberam bolsas. Eles são coordenados pelo regente, Geraldo Garcia.
Desde esta segunda (14) eles participam de uma jornada intensa com aulas, oficinas e ensaios nas orquestras sinfônicas. No intervalo entre uma atividade e outro aproveitam para trocar conhecimento com os componentes de outros grupos oriundos de 20 países.
Para o regente Geraldo Garcia, a participação do Polo de Música dos Bombeiros no Femusc é a coroação de trabalho desenvolvido durante o ano todo e, claro da dedicação dos próprios instrumentistas. Tanto que, em 2017, a banda fez 90 apresentações na comunidade e em outras cidades do Estado, um número recorde desde a reativação do projeto, em 2014.
No tom
O esforço também foi reconhecido logo no primeiro dia de ensaios. O maestro e professor da Faculdade de Música de Curitiba, também maestro da Orquestra Sinfônica Jovem Femusc, Jorge Scheffer, declarou ao regente Garcia que “os integrantes da Banda dos Bombeiros fazem a diferença na Orquestra Jovem”. Segundo ele, os músicos se mostraram interessados, com muita vontade de aprender. “Também senti que eles estão felizes, então estamos em comunhão”, disse.
Durante o festival, os músicos do nível intermediário vão se apresentar com a Orquestra do Femusc e também na Orquestra Jovem em três datas: no sábado (20), no Grupo de Câmara; dia 25, Noite Gala; e dia 27, encerramento. E tem mais um destaque: na apresentação de sábado, a Banda dos Bombeiros fará uma apresentação solo de duas peças. “Isso revela a qualidade dos nossos instrumentistas”, observa o regente Geraldo Garcia.
Voluntários e solidários
A participação dos músicos do Polo de Música dos Bombeiros Voluntários de Joinville no Femusc foi viabilizada graças ao apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. O comandante Neilor Vincenzi permitiu a hospedagem dos músicos no alojamento da corporação.
Além disso, outros dois voluntários de Joinville auxiliam a equipe: o bombeiro voluntário e líder de grupo no projeto Bombeiro Mirim, Odair Joni Farias, e o monitor da banda, Jonathan Debacher.
Quem participa do festival
Paula Vitória Karulos – Clarinete
Lucas Emanuel Ribeiro – Trompa
Katryn de Andrade da Silveira – Flauta transversal
Kayan Luís Lopes Cristino – Sax barítono
Leandro Augusto Dias – Eufônio
Jonatas Claudino da Silveira – Saxofone
Jonathan F. Debacher – Trompa
Camilli V. da Silva Starosky – Flauta transversal
Jaqueline Correa Macedo – Clarinete
Heloísa Cechin – Clarinete
Keila de Carvalho – Sax alto
Anthony Correa Macedo – Sax alto
Victor Lucca Chavier Leite – Trompete
Bruno H. S. Miranda – Trombone de vara
Lais C. M. de Farias – Eufônio
Valter de Menezes – Tuba
Rafael Moura Ramos – Percussão
Geraldo Garcia – Regente
Odair Joni Farias – Monitor operacional
Jonathan F. Debacher – Monitor musical
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.