Dezessete músicos do Polo de Música do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville participam da 13ª edição Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) que ocorre de 14 a 27 deste mês em Jaraguá do Sul. Sete deles estão no Femusc intermediário e dez no Femusc Jovem.
Para integrar o seleto grupo de instrumentistas do Femusc, os músicos do nível intermediário passaram pelo processo seletivo por meio de audições ainda no segundo semestre do ano passado. Já os que compõem o grupo jovem (13 a 17 anos) receberam bolsas. Eles são coordenados pelo regente, Geraldo Garcia.
Desde esta segunda (14) eles participam de uma jornada intensa com aulas, oficinas e ensaios nas orquestras sinfônicas. No intervalo entre uma atividade e outro aproveitam para trocar conhecimento com os componentes de outros grupos oriundos de 20 países.
Para o regente Geraldo Garcia, a participação do Polo de Música dos Bombeiros no Femusc é a coroação de trabalho desenvolvido durante o ano todo e, claro da dedicação dos próprios instrumentistas. Tanto que, em 2017, a banda fez 90 apresentações na comunidade e em outras cidades do Estado, um número recorde desde a reativação do projeto, em 2014.
No tom
O esforço também foi reconhecido logo no primeiro dia de ensaios. O maestro e professor da Faculdade de Música de Curitiba, também maestro da Orquestra Sinfônica Jovem Femusc, Jorge Scheffer, declarou ao regente Garcia que “os integrantes da Banda dos Bombeiros fazem a diferença na Orquestra Jovem”. Segundo ele, os músicos se mostraram interessados, com muita vontade de aprender. “Também senti que eles estão felizes, então estamos em comunhão”, disse.
Durante o festival, os músicos do nível intermediário vão se apresentar com a Orquestra do Femusc e também na Orquestra Jovem em três datas: no sábado (20), no Grupo de Câmara; dia 25, Noite Gala; e dia 27, encerramento. E tem mais um destaque: na apresentação de sábado, a Banda dos Bombeiros fará uma apresentação solo de duas peças. “Isso revela a qualidade dos nossos instrumentistas”, observa o regente Geraldo Garcia.
Voluntários e solidários
A participação dos músicos do Polo de Música dos Bombeiros Voluntários de Joinville no Femusc foi viabilizada graças ao apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. O comandante Neilor Vincenzi permitiu a hospedagem dos músicos no alojamento da corporação.
Além disso, outros dois voluntários de Joinville auxiliam a equipe: o bombeiro voluntário e líder de grupo no projeto Bombeiro Mirim, Odair Joni Farias, e o monitor da banda, Jonathan Debacher.
Quem participa do festival
- Femusc Intermediário
Paula Vitória Karulos – Clarinete
Lucas Emanuel Ribeiro – Trompa
Katryn de Andrade da Silveira – Flauta transversal
Kayan Luís Lopes Cristino – Sax barítono
Leandro Augusto Dias – Eufônio
Jonatas Claudino da Silveira – Saxofone
Jonathan F. Debacher – Trompa
- Femusc Jovem
Camilli V. da Silva Starosky – Flauta transversal
Jaqueline Correa Macedo – Clarinete
Heloísa Cechin – Clarinete
Keila de Carvalho – Sax alto
Anthony Correa Macedo – Sax alto
Victor Lucca Chavier Leite – Trompete
Bruno H. S. Miranda – Trombone de vara
Lais C. M. de Farias – Eufônio
Valter de Menezes – Tuba
Rafael Moura Ramos – Percussão
- Apoio
Geraldo Garcia – Regente
Odair Joni Farias – Monitor operacional
Jonathan F. Debacher – Monitor musical