O talento de dez jovens que fazem parte do Polo de Produção Musical do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) está sendo lapidado em dois eventos relevantes no cenário da música instrumental: o 15º Femusc, que começa hoje (20.janeiro) e vai até 1 de fevereiro, em Jaraguá do Sul, e a 37ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorre de 16 a 26 de deste mês, realizado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). Durante período, além das oficinas, os participam de concertos de orquestras e bandas sinfônicas tanto como mostra didática quanto as apresentações itinerantes.
Para integrar o seleto grupo de instrumentistas da 37ª Oficina de Música de Curitiba, Jonathan Felipe Debacher e a flautista Camilli Victorie da Silva Starosky precisaram enfrentar uma seletiva. Além de garantir a vaga nas oficinas, a audição designou para quais grupos fariam os espetáculos: o trompista vai compor a Orquestra Sinfônica e, a flautista, a Banda Sinfônica da mostra.
Já no 15º Femusc, o Polo de Produção Musical do CBVJ terá dois instrumentistas no grupo intermediário e seis no jovem. Desde esta segunda, eles participam de uma jornada intensa com aulas, oficinas e ensaios nas orquestras. No intervalo entre uma atividade e outro aproveitam para trocar conhecimento com os componentes de outros grupos oriundos de 21 países e 19 Estados brasileiros.
Para o regente Geraldo Garcia e a professo de iniciação musical e de madeiras, Henriette Hillbrecht, a vivência no maior festival de música erudita da América Latina e Oficina de Música resulta em maturidade para os jovens do Polo de Música. “O contato com a diversidade cultural que os eventos proporcionam vai dar muita experiência, que vão trazer para o Polo do CBVJ,” diz Geraldo. “Conhecer o trabalho de outros músicos incentiva o desenvolvimento, a vontade de crescer mais. É uma injeção de ânimo,” compara Henriette.
Voluntários e solidários
A participação dos músicos do Polo de Música dos Bombeiros Voluntários de Joinville no Femusc foi viabilizada graças ao apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. O comandante Neilor Vincenzi permitiu a hospedagem das musicistas no alojamento da corporação.
Quem foi
15° Femusc Jovem
Adriel de Oliveira Andrioli (trompete)
Allyson Fernandes Dias (sax tenor)
Jaqueline Correa Macedo (clarinete)
Keila de Carvalho (oboé)
Laís Cayane Machado de Farias (trombone)
Valter de Menezes (tuba).
15° Femusc Intermediário
Anthony Correa Macedo (sax alto)
Crislaine Moreira (fagote)
37ª Oficina de Música de Curitiba
Camilli Victorie da Silva Starosky (flauta transversal)
Jonathan Felipe Debacher (trompa)