Os 106 alunos que participaram das atividades dos Bombeiros na Escola, uma das ações do Programa Escola Cidadã e desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), receberam os certificados na manhã de sábado (24). A cerimônia ocorreu na no próprio CBVJ, integrada ao dia de instruções do Bombeiro Mirim.
O comandante do CBVJ, Jaekel Souza observou que é inegável a contribuição do projeto ao desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e de valorização do voluntariado. Para fortalecer ainda mais essa cultura, ele pretende propor reformulações ao grupo gestor do projeto. “Do que depender a corporação esse projeto vai continuar,” garantiu.
A cerimônia de entrega da premiação teve a presença do vice-prefeito, Nelson Coelho; os secretários de Educação, Roque Mattei, e de Proteção Civil e Segurança Pública, Bráulio Barbosa; da vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros, Dolores Carolina Tomaselli. O subcomandante operacional do CBVJ, Jackson Jasper, e o coordenador operacional do Bombeiro Mirim, Odair Joni Farias, representaram o comando.
Experiência bombeiril – Esta edição do Bombeiro na Escola foi considerada um projeto-piloto. Alunos de cinco escolas da rede municipal, entre 11 e 16 anos, tiveram aulas teóricas e práticas no contraturno escolar. Aprenderam sobre as tarefas dos bombeiros, roupas de proteção utilizadas no combate a incêndios, a utilização adequada do extintor e as técnicas de montagem das mangueiras – atividades, que, essencialmente, também promovem o desenvolvimento do senso de responsabilidade e de cidadania.
Nos cinco meses de atividades, os estudantes tiveram contato com os bombeiros voluntários líderes das turmas do Bombeiro Mirim, com os próprios mirins e aspirantes que, em alguns momentos, foram os instrutores das atividades. As aulas ocorrem nas escolas e até no Centro de Ensino e Instruções do CBVJ, mesmo local onde são feitos os treinamentos dos voluntários da corporação e formação de brigadistas.
Os envolvidos – O Bombeiro na Escola esteve sob a coordenação de Fabio José Dantas de Melo, bombeiro voluntário e agente da Guarda Municipal; Jedson de Azevedo, coordenador 1 – ambos ligados à gerência de Segurança Pública da Seprot – e de Brasilino Catarino, coordenador-geral do Programa Bombeiro Mirim.
O Programa Escola Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), por meio da Unidade de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação. É realizado em conjunto com as secretarias de Assistência Social (SAS), de Esportes (Sesporte), de Cultura e Turismo (Secult), e a de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).
Escolas participantes │Projeto piloto
Professor Oswaldo Cabral
Prefeito Nilson Wilson Bender
Professor Sylvio Sniecikovski
Professora Rosa Maria Berezoski Demarch
Rubem Roberto Schmidlin