Os alunos, líderes e colaboradores voluntários do Programa Bombeiro Mirim, dos Bombeiros Voluntários de Joinville, participaram da confraternização de encerramento do ano letivo de 2023, no último sábado (9 de dezembro). Na oportunidade também foi apresentado o novo coordenador operacional do Programa, as novidades para o próximo ano e homenagem ao ex-coordenador. Obombeiro voluntário Flário Nunes, criador do Programa em 1984, também participou das atividades.
Alunos e líderes participaram de confraternização de encerramento do ano letivo de 2023
A partir de 2024, o Programa Bombeiro Mirim será coordenado pelo bombeiro Isaías Pond Bezerra, que estará à frente, também, do projeto Brigadista Mirim, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que levará instrução bombeiril, no contraturno, para os alunos da Escola Municipal Presidente Castello Branco, bairro Boa Vista. A coordenação administrativa continuará a cargo de Andrea Grossenbacher.
O diretor executivo da Associação, Valmir Barbosa, lembrou aos coordenadores e líderes dos desafios do próximo ano. Além da escola bombeiril na Castelo Branco, a entidade iniciará o processo de adequação da área e reforma do prédio do antigo Colégio Estadual Conselheiro Mafra – cuja cessão de uso para a Associação foi aprovada pela Câmara de Vereadores e aguarda somente a sanção pelo prefeito Adriano Silva – para abrigar o Projeto Bombeiro Mirim, além da transferência e ampliação do Centro de Treinamento Comandante Henry Schmalz, da Zona Industrial Norte para a área anexa a Unidade 7, bairro Nova Brasília, que também beneficiará o Mirim.
“Com essas mudanças, o Programa Bombeiro Mirim mudará de patamar”, comparou. “Para tanto, também estamos tratando de adequações quanto aos aspectos pedagógicos e sociais”, disse. “O ano de 2024, quando o Programa Bombeiro Mirim completará 40 anos, vamos dar um salto. Será uma escola de referência.” Já o novo coordenador, Isaías Pond, falou do privilégio de ser indicado para assumir o trabalho em um período de tantos desafios. “A missão será a de ampliar o que foi feito até este momento e agregar novos colaboradores voluntários,” disse.
O bombeiro voluntários Odair Joni Farias, que deixou a coordenação do Programa após quatro ano, agradeceu a todos pelo apoio na sua jornada e destacou os desafios do período, como trazer os pais dos Mirins para o voluntariado e auxiliares nas atividades; aulas online durante os dois anos de pandemia pela Covid 19; e, consequentemente, implantação do processo online de inscrições para o teste seletivo de ingresso. “Esses quatro anos foram uma experiência incrível. Eu acredito que os Mirins são o futuro da corporação”, observou.
Calendário do Programa Bombeiro Mirim 2023-2024
- 16 de dezembro de 2023: Teste seletivo para os inscritos no processo seletivo de ingresso no ano letivo de 2024. Local: Colégio Cenecista Elias Moreira (Rua Coronel Francisco Gomes, 1290 – Bairro Anita Garibaldi), às 8h. Atenção: Entrada pela portaria da rua Eugênio Moreira.
- 22 de janeiro de 2024: Divulgação da lista dos aprovados dos aprovados no processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2024, nas redes sociais do CBVJ e no site www.cbvj.org.br/blog
- 27 de janeiro de 2024: matrícula dos aprovados para o ano letivo de 2024, das 8h30 às 12h30. Local: Unidade Central do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)
- 24 de fevereiro: Início das atividades do ano letivo de 2024
- 13 a 20 de julho: Recesso escolar
- 10 de agosto: Dia do Bombeiro Mirim (evento comemorativo ao aniversário do Programa)
- 1 a 15 de novembro: Inscrições para o teste seletivo de ingresso no Bombeiro Mirim 2025
- 30 de novembro: Teste seletivo para os inscritos para o ano letivo de 2025
- 14 de dezembro: Encerramento do ano letivo de 2024
Sobre o Programa Bombeiro Mirim – O Programa Bombeiro Mirim atende crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos. Eles recebem instruções de técnicas bombeiris, orientações sobre cidadania, valores e princípios da tradição do bombeiro voluntário. É o maior programa socioassistencial, nesta faixa etária no município e, nos 39 anos de atividades, beneficiou mais de seis mil famílias de Joinville.