Homenagens para os líderes, ex-coordenadores e para os integrantes com mais de cinco anos encerraram, neste sábado (17.agosto), a Semana do Mirim, série de eventos em comemoração aos 35 anos de fundação do Programa Bombeiro Mirim dos Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). Durante a formatura especial também houve mostra didática da Banda Experimental do Polo de Produção Musical da Banda dos Bombeiros. No encerramento foi servido lanche para os convidados e um bolo de 50 quilos.
O coordenador pedagógico, Brasilino Catarino, deu as boas-vindas e fez um breve resumo da trajetória do Programa, criado em 1984 pelo bombeiro voluntário e hoje integrante da Equipe Tradição, Flávio Nunes, inspirado em um projeto desenvolvido pelos bombeiros voluntários de São Francisco do Sul. O coordenador do Centro de Atividades Técnicas e bombeiro voluntário há 34 anos egresso do Mirim, Luciano Mendonça Seiler, falou em nome dos bombeiros e deixou e mensagem: “Acreditem no que vocês sonham, mas com responsabilidade, empenho e dedicação.”
O comandante Carlos Kelm recordou a grandiosidade do programa, que hoje atende 350 meninos e meninas entre 10 e 17 anos que recebem instruções quinzenais, e seu papel na formação de adultos conscientes das suas responsabilidades na sociedade onde estão inseridos. “Vocês são o futuro da corporação”, lembrou, tanto que, a partir deste mês, o grupo Aspirante 3 passa a integrar o 34º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional do CBVJ.
Três momentos foram mais marcantes para mirins e líderes dos treinamentos. Logo no início da festa, os líderes Ivonei da Silveira, Simone Müller e Tatiana Grass receberam dos seus filhos, integrantes do Programa, a respectiva divisa. “Eles passam a responsabilidade aos pais e agradecem pela dedicação do seu tempo”, explicou o coordenador operacional do Mirim, Odair Joni Farias.
Na sequência, os ex-coordenadores foram nominados e receberam uma lembrança. Estavam presentes Márcio Baumruker – o segundo coordenador e atuante durante 15 anos —; a coordenadora pedagógica e responsável pela mudança de projeto para programa, Délia Souza; e Luiz Augusto Prim, que recebeu a homenagem em nome de Adriano Bornschein Silva. Emocionado, Baumruker disse que é gratificante ver o quanto o projeto prosperou, recordando que nos primeiros aos comportava apenas 50 crianças, a maioria filhos de bombeiros. “O nosso desejo é de que essa prática continue, que eles sejam bem orientados porque são o futuro da corporação.”
Os atuais líderes também foram lembrados durante a cerimônia. Os monitores de cada grupamento entregaram uma lembrança. Por fim, 14 mirins e aspirantes, dos grupamentos M5, A1, A2 e A3 receberam o bóton pelos cinco anos de adesão aos bombeiros voluntários.
A programação em comemoração aos 35 anos do Programa Bombeiro Mirim do CBVJ encerra em outubro, na 11ª edição do Yakisoba do Mirim. Durante o evento, que arrecada recursos para manutenção das atividades, serão premiadas as três melhores redações propostas durante a Semana do Mirim.
Quem são
Os Mirins e Aspirantes com mais de 5 anos
Frank Alves Braun Jr
Mateus Levi Fagundes
Edson Luiz Salgado
Vitor Gabriel Adriano
Gabriel Magalhães da Silva
Arthur Rafael Baia de Vasconcelos
Matheus Custódio
Matheus Rodrigues dos Santos
Nelson Maria Aguilera
Givaldo Mateus da Costa Fagundes
Giovani Schmoeller
Matheus Gustavo Ribeiro
Matheus Mazuco de Brito
Nicolas Samuel Kriger Feitosa
Coordenadores e líderes
Coordenador: Brasilino Catarino
Coordenador operacional: Odair Joni Farias
Líderes:
Mirim 1 — Dilson Gonçalves e Nathália de Lima
Mirim 2 — Simone Müller e José Rech
Mirim 3 — Vilson Freitas Junior e Guilherme de Souza
Mirim 4 — Jonas Nascimento e Andreia Cracco
Mirim 5 — Odair Joni Farias e Naira Burg
Aspirante 1 — Tatiana Grass
Aspirante 2 — Ivonei da Silveira
Aspirante 3 — Maicon Moraes