O projeto de música da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi contemplado no Programa Pontos de Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esporte (SOL). A iniciativa beneficia 50 ações sociais, culturais, artísticas e educacionais em todo o Estado.
Promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a secretaria, o programa distribuirá R$ 1,25 milhão para apresentações em Santa Catarina – cada projeto receberá R$ 25 mil. Os recursos são destinados a viabilizar a formação, treinamento e apresentações de novos talentos. A execução dos projetos tem previsão de início entre 2017 e 2018.
O projeto da Banda de Música dos bombeiros prevê a realização de 28 concertos no decorrer deste ano e em 2018. Serão 16 concertos das bandas mirins, seis do grupo de metais e seis do grupo de madeiras do Polo de Produção Musical do CBVJ.
As 28 apresentações que serão viabilizadas pelo Pontos de Cultura representam menos da metade das atividades desenvolvida durante o ano. Até este mês de setembro, o projeto de música realizou 50 apresentações em escolas, entidades, empresas e em diversos eventos na cidade.
Segundo o coordenador do projeto, Voldis Sprógis, o macro objetivo é incentivar a prática da banda de música como atividade de inclusão cultural para adolescentes em situação de risco pessoal e social nos bairros por meio do processo de formação musical, produção e apresentações musicais com execução de repertório popular e erudito.
Objetivos específicos
– Difundir o repertório musical dos grupos de metais, madeiras e bandas mirins do Polo de Produção Musical do CBVJ;
– Estimular o acesso da comunidade de bairros pouco atendidos pelo Programa Polo de Produção Musical da ACBVJ;
– Incentivar a participação das comunidades e organizações locais na elaboração e no desenvolvimento de iniciativas e ações;
– Estimular a compreensão da comunidade sobre a importância da formação musical como atividade de inclusão social e profissional;
– Difundir a oferta sem custos a qualquer jovem que tenha desejo de participar das atividades realizadas pelo Polo de Produção Musical do CBVJ;
– Manter o acesso das comunidades já atendidas pelo Programa Polo de Produção Musical da ACBVJ;
– Subsidiar a elaboração de políticas públicas específicas voltadas às expressões culturais e aos anseios da comunidade de Joinville.