A festa em comemoração aos 125 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, celebrados no dia 13 de julho, levou 600 pessoas à sede da corporação – Unidade Centro (rua Jaguaruna), na noite de quinta-feira (13). O evento foi marcado por homenagens aos voluntários, aos sócios remidos, lançamento de livro, entrega da comenda Ordem da Machadinha e inauguração do novo prédio da corporação.
O descerramento da placa inaugural do novo prédio do Corpo de Bombeiros foi o ponto alto do evento. “Esta é uma obra construída por muitas mãos”, disse o presidente da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc), Moacir Thomazi. Ele fez referência às doações da comunidade que viabilizaram a obra.
O novo prédio do CBVJ tem 2,5 mil metros quadros, foi construído em 10 meses e exigiu um investimento de R$ 2,9 milhões. O projeto tem alguns diferenciais como sistema de captação de água para abastecimento dos caminhões de combate a incêndio e isolamento acústico na sala de ensaios da Banda dos Bombeiros.
“Emocionado, Thomazi disse que o momento é propício para conjugar o verbo “agradecer”. Ressaltou a colaboração de empresários e da comunidade na manutenção e fortalecimento da atividade bombeiril. “Somos muito gratos porque ninguém diz ‘não’ ao bombeiro.”
Um dos momentos mais esperados das celebrações de aniversário do CBVJ é a entrega da Ordem da Machadinha, instituída por ocasião da criação da Associação do Corpo dos Bombeiros Voluntários, quando o CBVJ completava 60 anos, em 1952. A comenda é entregue a uma pessoa ou empresa que prestou colaboração excepciona a corporação.
Na festa dos 125 anos, a Ordem da Machadinha foi entregue ao engenheiro Francisco Mauricio Jáuregui Paz, da Adobe Engenharia, que executou a construção da nova sede bem como a restauração da torre do prédio histórico do CBVJ. “É o maior reconhecimento que tive até agora”, disse emocionado. “É uma emoção gigantesca. O dia de hoje está suntuoso”, resumiu Jáuregui Paz.
Homenagens
“Os desafios sempre existiram e continuarão existindo. São eles que nos tornam cada vez mais fortes e capazes”, disse o comandante Jaekel A. Souza na tradicional homenagem aos bombeiros voluntários com mais anos de incorporação e aos com mais horas em escalas operacionais.
O evento homenageou 74 bombeiros voluntários com mais de 500 horas em serviço nas escalas operacionais em 2016 com diploma e plaqueta. Marcelo Augusto Rodrigues, 20 anos, recebeu o destaque por ter feito 2.046 horas no período.
Um dos momentos de maior emoção ocorreu nas homenagens aos voluntários da Equipe Tradição, bombeiros não operacionais, mas que ainda participam das atividades do CBVJ. Romeu Dressel foi homenageado por 59 anos de incorporação; Osvaldo Baumruker, por 54 anos e, Levino Zietz, por 51 anos. O voluntário Edgard Seiler recebeu a Machadinha simbólica por 50 anos de serviços prestados.
Benfeitores
O corpo de bombeiros também prestou homenagens a quatro sócios contribuintes, que fazem doações de valores por mais de 40 anos. Na cerimônia dos 125 anos do CBVJ, os certificados foram entregues a Darcy Schloz, Gilmar Steuernagel, Nelson Meier (in memoriam) e Norberto Kurt Steuernagel (in memoriam).
Depois do descerramento da placa de inauguração, o bispo diocesano de Joinville, dom Francisco Carlos Bach; o reverendo e vice-presidente do Sinodo Norte Catarinense, pastor Marcos de Oliveira; e o reverendo vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus de Joinville, pastor Adriano Bento, abençoaram o local e os participantes da cerimônia.
A cerimônia teve a participação de bombeiros, familiares, empresários e autoridades. Entre eles, o senador Paulo Bauer; o deputado Darci de Matos, que representou a Assembleia Legislativa, e o vice-prefeito, Nelson Coelho, que representou o prefeito Udo Döhler; a secretária da ADR, Simone Schramm, que representou o governador Raimundo Colombo; Fernando Kelling, presidente da Câmara de Vereadores; o comandante do 62BI, tenente coronel Alexandre de Jesus; comandante da 5RPM, coronel Amarildo de Assis Alves; o comandante geral dos Bombeiros Militares, Onir Mocellin, entre outros.