Os bombeiros voluntários de Joinville abriram, nesta segunda (12.agosto), a Semana do Mirim, evento que celebra os 35 anos de criação do programa. A programação é voltada para a integração dos mirins e aspirantes com os bombeiros, familiares e comunidade. Nesta manhã, os mirins e seus convidados receberam as boas-vindas do coordenador pedagógico, Brasilino Catarino e, na sequência, conheceram a trajetória na corporação do ex-comandante do CBVJ, Heitor Ribeiro Filho, desde que ingressou no projeto, aos 15 anos, até hoje, no cargo de secretário executivo da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
Brasilino destacou o papel educador do Programa Bombeiro Mirim, que resumiu em uma frase: “ajudamos a construir um futuro melhor”. Num recado aos pais, o secretário da ABVESC ressaltou as condições que contribuem para a permanência dos jovens na corporação, como ambiente com segurança e que exige responsabilidade nas atitudes. “Mesmo que não tenhamos aqui futuros bombeiros, a presença de vocês aqui é positiva porque formamos pessoas que vão multiplicar o comportamento de segurança e prevenção”, disse.
Para chamar a atenção dos mirins e demonstrar a sua dedicação aos bombeiros voluntários, durante a explanação Heitor usou o agasalho que recebeu quando entrou no programa, em 1988, e mostrou o seu capacete de bombeiro, feito na mesma época. Como agradecimento, em nome do grupo a mirim Iasmin de Souza Loch Pessoa entregou uma réplica da unidade plataforma elevatória (UP 01-54), adquirida pelo CBVJ em 2010, na Finlândia. O presente traz também uma simbologia uma vez que o então comandante Heitor Ribeiro Filho participou ativamente da aquisição do equipamento, desde a sua concepção desde o projeto de engenharia até a operação.
No encerramento da atividade do dia, foram sorteados dois exemplares da terceira edição do livro “Voluntários do Imprevisível”, lançando em julho de 2017 nas comemorações dos 125 anos do CBVJ.
A Semana do Mirim segue neste terça com a palestra “A importância do Bombeiro Mirim para a Comunidade”, que será dada pelo bombeiro voluntário Flávio Nunes, fundador do Bombeiro Mirim e hoje integrante da Equipe Tradição. Em seguida, os convidados vão ouvir sobre a trajetória na corporação do bombeiro Ricardo Vitorino, chefe da Equipe Delta e egresso do Bombeiro Mirim — entrou com 10 anos de idade. No encerramento, sábado (17), haverá homenagens para os os ex-coordenadores e entrega do bóton de cinco anos de participação no programa para os integrantes do Mirim 5 e Aspirantes 1,2 e 3.
Programação
Terça, dia 13
19h30 – Palestra: “A importância do Bombeiro Mirim para a Comunidade”.
Quem: Flávio Nunes, fundador do Bombeiro Mirim e integrante da Equipe Tradição
Ricardo Vitorino, chefe da Equipe Delta e egresso do Bombeiro Mirim
Local: Auditório do CBVJ
Quarta, dia 14
8h às 11h e das 14h às 17h — Passeio: “Conhecendo as unidades operacionais descentralizadas”, para o Mirim 1 ao Aspirante 3
Quinta, dia 15
Das 19h às 21h30
– Palestra com o ex-coordenador do Programa Mirim, Adriano Silva
– Apresentações de oficinas pelos Bombeiros Mirins para os pais e convidados
Local: CBVJ
Sexta, dia 16
Desafio: criar textos sobre os Bombeiros Mirins
A produção será avaliada por uma banca e, os três melhores colocados serão premiados na 11ª edição do Yakisoba do Bombeiro Mirim que será realizado dia 26 de outubro
Sábado, dia 17 — Festa de encerramento
– Entrega do bóton de 5 anos para o Mirim 5, Aspirantes 1, 2 e 3
– Homenagens aos destaques dos grupos do Mirim
– Homenagens ao fundador do Mirim, aos ex-coordenadores e ex-mirins ainda na ativa no CBVJ
– Mostra didática da Banda dos Bombeiros
1 Comentário. Deixe novo
Show. Parabéns a todos pela dedicação em prol desses jovens, futuros cidadãos de bem. É uma Honra fazer parte dessa Equipe.