Equipes do Corpo de bombeiros Voluntários participam desta terça (15) a quinta (17), num total de 24 horas/aula, de capacitação para motosserristas ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Outra equipe fará o mesmo treinamento em novembro. Este é o segundo ano que os bombeiros de Joinville recebem esta capacitação. As aulas ocorrem no Centro de Ensino e Instrução do CBVJ.
Além da qualificação técnica dos bombeiros, a capacitação reflete também no aumento da vida útil dos equipamentos (motosserras). De modo geral, durante a capacitação, os bombeiros aprendem sobre os componentes da motosserra, a fazer a manutenção do equipamento, regras de segurança e operação, bem como tecnologia de cortes de árvores.
Os bombeiros utilizam motosserra para fazer corte ou poda de árvores em situação de emergência, ou seja, caídas em vias urbanas ou sobre casas por causa de temporais, ou, ainda, que ameaçam cair sobre edificações. As solicitações para o corte ou pode são feitas via Defesa Civil. De janeiro até dia 15 deste mês os bombeiros atenderam 70 desses chamados no município (média de 8,8 casos por mês).