Bombeiros Voluntários, por meio do Centro de ensino e Instrução, apresenta projeto para a Secretaria Municipal de Educação
Os Bombeiros Voluntários de Joinville, por meio do Centro de Ensino e Instrução – Comandante Henry Schmalz, promoveu a capacitação em combate a incêndio e primeiros socorros dos alunos, professores e servidores da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. As instruções ocorreram em setembro e outubro, em diferentes fases de complexidade (de acordo com a faixa etária), para formatar o projeto “Bombeiro Aprendiz” que será apresentado à Secretaria Municipal de Educação. Nesta sexta (5 de novembro), às 9h30 e às 15h, será realizado o simulado de evacuação na escola, atividade que tem o objetivo de avaliar o aproveitamento do treinamento. O programa encerra no próximo dia 16 com a entrega dos certificados.
Segundo o diretor executivo dos Bombeiros, Matheus Cadorin, o Projeto Bombeiro Aprendiz tem o propósito de ampliar o alcance do Programa Bombeiro Mirim, mantido há 37 anos pela corporação e focado na formação dos futuros bombeiros voluntários. “O Bombeiro Mirim já tem na sua essência difundir o comportamento de segurança na comunidade, com jovens capazes de agir em situação de emergência até a chegada do socorro. Agora, com o Bombeiro Aprendiz nas escolas, vamos multiplicar esse fator capacitando o público da rede municipal de ensino,” compara. “O Projeto Bombeiro Aprendiz está em consonância com a missão dos Bombeiros Voluntários que é preservar vidas, meio ambiente e patrimônio.”
Como será – Segundo o coordenador do Centro de Ensino e Instrução, Thiago Araújo, o Projeto Bombeiro Aprendiz prevê grade diferenciada, tanto em complexidade quanto em carga horária, considerando o público da rede municipal de ensino. “Desenvolvemos conteúdo personalizado para as escolas considerando os eventos mais recorrentes nesse universo, que são crise compulsiva e desmaio,” explica. De acordo com o programa, os alunos receberão a capacitação presencial e, em seguida, a prática. Já os professores cumprirão a carga horária teórica a distância, por meio da plataforma da Universidade do Bombeiro (ambiente virtual dos Bombeiros Voluntários) e a prática também na escola.
Professores e funcionários (Carga horária: 8 horas
Abordagem primária
Reanimação cardiopulmonar
Desobstrução de vias aéreas
Controle de hemorragias
Queimaduras
Desmaio
Crises convulsiva
Prevenção e combate a incêndios
Abandono de área
Combate prático com extintores
Noções básicas de manuseio de mangueiras de combate a incêndios
Alunos de 7º ao 9º ano (carga horária: 4 horas)
Abordagem primária
Reanimação cardiopulmonar
Desobstrução de vias aéreas
Controle de hemorragias
Queimaduras
Desmaio
Crises convulsiva
Abandono de área
Alunos do 1º ao 6º ano (Carga horária: 2 horas)
Reanimação cardiopulmonar
Desobstrução de vias aéreas
Abandono de área