O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CVBVJ) comemora mais uma marca histórica. Desde abril a Unidade 03 – Itaum, instalada junto ao terminal de ônibus urbano, opera somente com voluntários. A proposta inicial do comando era atingir essa meta até o final do ano, porém, o esforço da chefia e o engajamento dos bombeiros permitiu escalas integralmente voluntárias já no início do segundo trimestre — até então as guarnições eram mistas, integradas por voluntários e remunerados.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Kelm, o plano de trabalho previa transição gradativa no modelo de atuação e operação com equipes voluntárias à noite e fins de semana em tempo integral. “Graças aos esforços da chefia e de todos os voluntários lá lotados, não só alcançaram a meta proposta, como também a superaram em somente três meses, conseguindo trabalhar com serviço 100% voluntário durante todo o tempo, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19”, disse.
O fortalecimento do modelo voluntário é a linha mestra do atual comando, necessidade apontada pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ). “O feito da Unidade 03 é digno de elogio e reconhecimento. Merece ser comemorando como um marco no caminho da concretização de nossa missão, que é ampliar a atuação dos voluntários em todas as unidades”, disse Kelm. A mesma proposta está em implantação nas unidades 09 – Vila Nova e 05 – Boa Vista. Das oito unidades operacionais descentralizadas mantidos pelo CBVJ, até agora somente a 10 – Aventureiro operava integralmente com bombeiros voluntários.
Para o coordenador voluntário da Unidade 03, Jailson de Jesus Nery, a manutenção de escalas operacionais integralmente por voluntários é resultado da soma de esforços de todos os bombeiros. “Aqui ninguém trabalha sozinho; juntos somos mais fortes”, resume. Para atender uma população estimada em 110 mil habitantes de oito bairros da Zona Sul de Joinville (Itaum, Fátima, João Costa, Jarivatuba, Guanabara, Petrópolis, Boehmerwald e Itinga), a Unidade 03 conta com 60 bombeiros voluntários. Eles formam guarnições com três bombeiros e um motorista que se revezam em plantões de 12 horas.
Sobre a Unidade 03 — A Unidade 03 foi instalada em 1992, ano do centenário do CBVJ, em um imóvel na rua Florianópolis. Sua criação era parte do Planejamento Estratégico da Corporação (ação 4 — Estruturar-se técnica e operacionalmente) concebido a partir de necessidades apontadas pelo Plano Diretor da cidade — foi assim que, em outubro de 1982 o CBVJ implantou a primeira unidade descentralizada, a 02- Distrito Industrial. Mas tarde, em 13 de novembro de 2009, a Unidade 03 foi relocada para atual sede, junto ao terminal de ônibus urbano.