A Unidade 9 – Vila Nova, descentralizada do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) e instalada junto ao terminal de transporte urbano coletivo, comemora, neste 1⁰ de dezembro, um ano de adesão de bombeiros voluntários nas escalas operacionais. A equipe, até então constituída por oito efetivos, recebeu um reforço de 33 voluntários.
“No início tínhamos apenas três voluntários e, em breve, a guarnição da Unidade 9 receberá mais 20 bombeiros voluntários, que hoje estão na fase inicial do curso de formação”, diz o subchefe, Sidney dos Santos Teixeira. O reflexo imediato da reformulação aparece na planilha em números superlativos: os 33 voluntários realizaram 9.958 horas de serviços gratuitos à comunidade, se revezando em 1.031 escalas com jornadas de 12 horas – média de 829 horas por mês.
Além dos 36 mil moradores do bairro Vila Nova e adjacências, está na área de abrangência da Unidade 9 a Rodovia do Arroz (SC-108), via alternativa de acesso à Guaramirim, Jaraguá do Sul e ao Médio Vale do Itajaí, que concentra grande fluxo de veículos de carga. “É uma rodovia que registra acidentes graves. Nós somos, hoje, a primeira resposta para as ocorrências na Zona Oeste do município”, garante.
Avanços – O subchefe voluntário destaca que os maiores avanços, nestes 12 meses, são percebidos na atividade operacional. Para dar suporte à ampliação do quadro de voluntários, a unidade recebeu investimentos em equipamentos e outras melhorias de acordo com necessidades apontadas pelos próprios bombeiros. “Tivemos este respaldo do comando. Com a melhoria da estrutura, somos acionados com mais frequência pela Central de Emergência”, diz. No período, a Unidade 9 foi acionada para 258 ocorrências.
A atualização tecnológica será maior em 2019. A unidade Vila Nova vai receber um caminhão adaptado para combate a incêndio e resgate veicular (UCIR), idêntico ao que a corporação entregou, em outubro, para a Unidade 8 – Pirabeiraba. “Vamos dar condições para que os bombeiros voluntários da Unidade 9 atendam com ainda mais eficiência as ocorrências. O resgate veicular é uma necessidade primordial, dada a proximidade com a SC-108”, observou o comandante do CBVJ, Jaekel Souza.
Também neste projeto há envolvimento dos voluntários. A transformação da unidade de combate a incêndio (UCI-24) em UCIR está em elaboração pelos próprios bombeiros.
Prevenção e orientação – A atuação dos bombeiros voluntários da Unidade 9 vai além das ocorrências de emergência. A presença constante de maior número de bombeiros transformou o posto dos bombeiros em referência. Já faz parte da rotina, por exemplo, pessoas “baterem à porta” pedindo socorro ou simples informações. A escola vizinha, a Valentim Joao da Rocha, por sua vez, os incluiu no projeto de integração com a comunidade.
A proximidade com o terminal de ônibus é outro fator positivo. Por ali circulam diariamente, em média, 10 mil usuários. “Se alguém passa mal, já nos chamam. Ou vem aqui para pedir informação sobre primeiros-socorros e prevenção a acidentes. Tudo isso demonstra a confiança que os moradores do bairro têm nos bombeiros voluntários”, diz Teixeira.
Ocorrências atendidas pela Unidade 9
(de 1/12/2017 a 30/11/2018 – Fonte: Fibra/CBVJ)
Atendimento pré-hospitalar (APH) 175
Eventos extraordinários 48
Combate a incêndio 35
Quem são │Os bombeiros que prestam serviços na Unidade 9
Alessander Cieslak
Amarildo Neves
Anderson Krohn
Anderson Nael dos Anjos
Carlos Roberto Jardim Nunes Junior
Cristiano Fukuhara
Daniel Cruz de Aquino
Diego Felipe Zanella
Dineilton da Silva Nunes
Elia Henrique Pinto
Evandro Luis Rosa
Fernando Knop Boni
Isaias dos Santos Longo
Isaias Pond Bezarra
Jaison da Silva de Matos
Jeferson Machado Goulart
João Manoel Oliveira Guillen Aponte
João Pedro Mateus
Joel Soares da Rocha
Jonas de Souza
Josemar Atamar Porfirio
Leandro Becker
Lenilson Soares Correa
Luis Augusto da Rosa
Murilo Cezar Nunes
Phelippe Caliri Almeida
Rafael Wittkowski
Robson Mikael Andrade Silva
Rodrigo Moacir Reus
Rodrigo Theinel Lorenzetti
Sidney dos Santos Teixeira
Tiago Indalencio Cota
Willian Malaquias do Amaral